Comprar um carro que saiu de linha ainda é um tabu. O receio da falta de assistência ou dificuldade de encontrar peças assombra e afasta muita gente desses modelos. Porém, isso não quer dizer que todos os veículos que deixaram de ser produzidos sejam um mau negócio. Muito pelo contrário.
Autoesporte listou cinco carros que já saíram de linha, mas são ótimas opções para quem busca um modelo usado e tem até R$ 70 mil para gastar.
Quando a Ford decidiu encerrar a produção no Brasil, no início de 2021, tirou de linha, de uma só vez, Ka, Ka Sedan e EcoSport – isso porque o trio era feito em Camaçari (BA), na fábrica que foi comprada recentemente pela BYD.
Com centenas de milhares de unidades vendidas, o Ford Ka é uma aposta confiável para quem busca um carro de entrada. Recomendamos unidades pós-facelift de 2018, quando o compacto ficou mais seguro e passou a oferecer câmbio automático de seis marchas (não confundir com a caixa PowerShift do EcoSport).
Com menos de R$ 50 mil, é possível encontrar o Ka hatch na versão SE com motor 1.0 de três cilindros e 85 cv de potência, ano-modelo 2020, com quilometragem abaixo de 80 mil km. Entre os itens de série, estão ar-condicionado, direção elétrica, rádio, assistente de partida em rampas e vidros elétricos dianteiros.
Aumentando o orçamento para R$ 60 mil, o interessado pode encontrar unidades do mesmo ano, mas com motor 1.5 de 130 cv e câmbio automático na versão SE Plus, que inclui central multimídia, faróis de neblina e controlador de velocidade.
O Brasil foi o país onde o Hyundai ix35 foi vendido por mais tempo. Foram exatos 12 anos entre o lançamento, em 2010, e o fim da produção em Anápolis (GO), em 2022. Com mais de 100 mil exemplares vendidos, não é difícil encontrar o SUV médio em boas condições e com preços convidativos.
Se a grana estiver limitada em R$ 70 mil, as opções ficam mais restritas a veículos anteriores ao facelift de 2015. O motor é sempre o mesmo: 2.0 flex aspirado de 178 cv e 21,8 kgfm, quando abastecido com etanol. Esse propulsor é da mesma família daquele usado pelo Hyundai Creta até hoje. Ou seja, há peças de reposição em bom volume.
A lista de equipamentos inclui freios a disco nas quatro rodas, ar-condicionado, bancos de couro, partida por botão, faróis com acendimento automático e controlador de velocidade. Antes de fechar negócio, vale uma boa inspeção técnica, principalmente no câmbio automático de seis marchas.
O V-Drive foi a forma encontrada pela Nissan de manter o antigo Versa em linha por mais algum tempo após o lançamento da segunda geração, ainda em 2020. Mas a curta existência do sedã não significa que ele seja um mau negócio. A única dificuldade será encontrar um exemplar à venda, principalmente se você fizer questão do motor 1.6.
Abrindo mão da potência extra e buscando um V-Drive 1.0, o mercado é mais generoso. Com R$ 60 mil, ou seja, cerca de R$ 12 mil a menos que um Renault Kwid novo, é possível encontrar unidades do sedã ano-modelo 2021.
Se o desempenho dos 77 cv de potência do motor 1.0 não empolgam, o espaço interno é único. Na lista de equipamentos, encontramos pouco além do chamado “kit dignidade”: ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos.
Ainda que o Stepway sobreviva (por enquanto), o nome Sandero deixou de existir no final de 2022. Sinônimo de robustez e espaço, o hatch ajudou a Renault a figurar entre as maiores marcas do país. Atualmente, pode ser a porta de entrada para quem quer um carro, mas não tem muito dinheiro.
Nos classificados, exemplares por menos de R$ 30 mil não são incomuns. Conforme o preço aumenta, os carros vão ficando mais novos, bem conservados e equipados. Chegando na faixa dos R$ 40 mil, pouco mais da metade do preço de um Kwid Outsider novo, você pode colocar na garagem um Renault Sandero Expression 2017.
Equipado com motor 1.0 de três cilindros e 82 cv (com variador de fases, mais moderno que o do Kwid), oferece ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros elétricos e rádio. Central multimídia e sensor de estacionamento eram opcionais e podem estar em alguns veículos.
Líder de vendas por quase três décadas, o Gol saiu de linha no final de 2022 com homenagens e série de despedida. Com mais de 6 milhões de exemplares vendidos, ele literalmente atende a quase todos os gostos e bolsos.
Mas vamos nos concentrar no que consideramos o melhor Gol da última década. Aquele que combina o motor 1.6 16V de 120 cv de potência e 16,8 kgfm ao câmbio automático de seis marchas. Oferecido entre 2018 e 2022, está entre os mais caros, mas também é uma excelente opção para quem está procurando o primeiro carro automático.
Há uma certa variação de preços, mas exemplares do modelo 2019 são encontrados por menos de R$ 60 mil. Como era típico da Volkswagen na época, há uma série de itens opcionais. De série, só ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos.
Fonte: direitonews