A divulgação de um comunicado da Nissan no início da semana, confirmando que a atual geração do Kicks seguirá à venda no Brasil não foi mera coincidência. A filial brasileira da empresa se antecipou à revelação da nova geração do SUV compacto, nesta sexta-feira (22) nos Estados Unidos. A tática confirma a estratégia que Autoesporte antecipou ainda em fevereiro: o Kicks terá duas gerações à venda de forma simultânea por aqui.
A Nissan apresentou a segunda geração do Kicks em um evento no Barclays Center, quadra do time de basquete da NBA Brooklyn Nets, nos EUA. A primeira aparição ao público será já na semana que vem, no Salão de Nova York também em solo americano.
O novo Kicks passa a seguir uma nova identidade visual da Nissan, antecipada no conceito Chill-Out, de 2021. Faróis e lanternas agora terão um padrão de peças divididas. A parte superior é horizontal, seguido por três traços menores, dispostos verticalmente.
A grade ainda segue um esquema de barras horizontais que percorrem toda a extremidade frontal. A linha ascendente das janelas traseiras foi preservada, bem como a barra plástica preta separando a carroceria do teto. A pintura em dois tons também segue como marca registrada do novo Nissan Kicks.
Para conviver com o Kicks atual, a nova geração precisava crescer. E foi exatamente isso q aconteceu. O SUV compacto tem 4,37 m de comprimento (6 cm maior que o atual). Com isso, se aproxima de modelos médios, como o Jeep Compass (4,40 m). Entre-eixos (2,66 m), largura (1,80 m) e altura (1,63 m) também cresceram.
A Nissan dos Estados Unidos divulgou o volume do porta-malas apenas até o teto. Dessa forma, os 850 litros destoam da medição usada no Brasil. Como referência, o Kicks atual acomoda 432 litros.
Nos Estados Unidos, o novo Nissan Kicks vai trocar o motor 1.6 aspirado (o mesmo da versão brasileira) por um 2.0, também sem turbo. São 143 cv de potência e 19,4 kgfm de torque. Também de forma inédita, o SUV compacto passará a oferecer tração integral. O câmbio é sempre automático do tipo CVT. É o mesmo motor que equipa o sedã médio Sentra.
Esse motor vai equipar as três versões do novo Kicks: S, SV e SR. A subsidiária norte-americana também confirma um generoso pacote de equipamentos, incluindo oito airbags e diversas assistências à condução de série, como alertas de colisão frontal com frenagem de emergência, objeto no ponto cego, detecção de pedestres e saída de faixa.
A cabine do Kicks também passa por uma modernização, com desenho mais horizontal e console central elevado. Agora, a versão mais completa oferece uma combinação de duas telas de 12,3 polegadas, cada, para quadro de instrumentos digital e central multimídia. Teto solar é outro item inédito.
Nos Estados Unidos, o Kicks começa a ser vendido no início do segundo semestre. A espera para os brasileiros, porém, será maior. Autoesporte apurou que a produção só terá início nos últimos seis meses de 2025, já como linha 2026. Para produzir o SUV em Resende (RJ), a marca japonesa vai investir R$ 2,8 bilhões até o final de 2025.
Além da renovação visual e de equipamentos, o novo Kicks deve acompanhar a mudança de motorização. Porém, é possível que a solução brasileira seja diferente da norte-americana.
Para substituir o atual 1.6 aspirado de 113 cv de potência e 15,3 kgfm de torque, um novo 1.0 turbo de três cilindros. Segundo o site Autos Segredos, a Nissan resolveu desenvolver seu próprio motor 1.0 turbo de três cilindros, em vez de usar o propulsor de arquitetura similar que a Renault lançou no Kardian. Vale lembrar que as duas empresas fazem parte de uma aliança.
Além do novo Kicks, a Nissan também trabalha na renovação do Kicks atual. A Nissan confirmou que ele seguirá em linha. Só não contou o restante da história: o SUV compacto lançado em 2016 passará por uma segunda reestilização para seguir competitivo no mercado.
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Fonte: direitonews