Mídia: Exército francês concorda com Rússia e diz que avião Il-76 foi derrubado com sistema Patriot


O avião de transporte militar Il-76 russo foi derrubado na quinta-feira (24), enquanto transportava 65 militares ucranianos capturados que foram apontados para tomar parte de uma troca de prisioneiros mais tarde naquele dia. Todos os prisioneiros de guerra, bem como três oficiais russos e seis membros da tripulação, morreram no incidente.

Um oficial francês disse à agência AP que uma bateria de defesa antiaérea Patriot foi usada para atingir o avião a cerca de 50 quilômetros de distância. As forças ucranianas colocaram dissimuladamente a bateria no alcance antes de ligar seu radar “apenas o tempo suficiente para atingir [o avião]”, disse o oficial.

Vladimir Putin na grande conferência de imprensa, Moscou, Rússia, 14 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2024

Em um relatório divulgado na quinta-feira (1º), o Comitê de Investigação da Rússia concluiu que o avião foi derrubado usando dois mísseis terra-ar MIM-104A lançados de uma bateria Patriot perto da vila ucraniana de Liptsy. O referido povoado se situa na região de Carcóvia, a cerca de 10 km da fronteira russa.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Mais de 800 funcionários dos EUA e da Europa se insurgem em carta aberta contra apoio a Israel
Próxima Líder polonês é pressionado por duvidar que Ucrânia possa tomar Crimeia: 'Historicamente com Rússia'