MP Eleitoral conclui balanço de atuação em 2.853 registros de candidatura no RJ


a6c1d2fe-f4e8-4784-8d33-a0d668304daf

Após intervenção do MP, 18 dos 23 candidatos impugnados não disputarão pleito


Arte: Secom/MPF

O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) propôs 23 ações de impugnação de registro contra candidatos nestas eleições no estado do Rio de Janeiro. Os registros contestados incluem candidatos a governador e senador (1, cada), vice-governador (2), deputado federal (10) e deputado estadual (9). Com os 2.853 registros julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral/RJ, o Ministério Público Eleitoral notou que 18 dos 23 registros impugnados (contestados) – todos de homens – levaram o político a não disputar o pleito (16 por decisão judicial favorável à ação e dois por renúncias à candidatura, com desistência do processo de registro).

No balanço fechado nesta terça-feira (13/9), as ações acolhidas pelo TRE incluem as contra candidatos como Daniel Silveira (PTB, a senador), Glaidson Acácio (DC, a deputado federal), Washington Reis (MDB, a vice-governador), Wilson Witzel (PMB, a governador) e Zito (PSD, a deputado estadual). As decisões do TRE desfavoráveis às impugnações do MP Eleitoral beneficiaram Cesar Maia e Jorge Thedodoro – em razão de liminares obtidas por eles no Superior Tribunal de Justiça (STJ) – Ademir Melo e Sandro Matos (com posteriores decisões favoráveis dos Tribunais de Contas Estadual e da União, respectivamente) e Lindbergh Farias – o MP ainda o considera inelegível por condenação em órgão colegiado, logo, recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Nosso número de ações é muito significativo, pois a Procuradoria Regional Eleitoral concentrou-se nas inelegibilidades por improbidade administrativa, condenações penais e dos Tribunais de Contas, deixando questões de formalidades, como falta de documentos, para nos manifestarmos por meio de pareceres contrários nos registros dos candidatos”, afirma a procuradora regional eleitoral Neide Cardoso de Oliveira, que compartilhou a análise dos mais de 2.800 registros com outros quatro procuradores auxiliares. “Estamos diante de um número inédito de candidatos impugnados pela PRE/RJ e consideramos o resultado dos julgamentos no TRE bastante positivo. Cumpre parabenizar os desembargadores eleitorais por terem julgado 100% dos registros até esta segunda-feira, prazo para julgar todos os registros antes de inserir os nomes nas urnas.”

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na 2ª Região (RJ/ES)
Tel.: (21) 3554-9003/9199
Twitter: @mpf_prr2

Anteriores Na CNN Brasil, Lula compara ‘surgimento’ de Bolsonaro à Alemanha nazista e Itália fascista
Próxima ‘Viva sua vida como decidir’, diz Falcão ao apoiar Luva após pausa na carreira