Com tantas estreias no mercado chinês, tem sido um desafio para a BYD bater o martelo sobre quais carros vão chegar ao Brasil nos próximos meses. Autoesporte esteve na sede da empresa, em Shenzen (China) e apurou que um dos modelos cotados é o Seal U, um SUV elétrico que chegou à Europa com a importante missão de concorrer com o Tesla Model Y.
O objetivo da marca é aproveitar a boa aceitação do sedã Seal no Brasil para impulsionar sua versão SUV. Na China, o modelo é conhecido como BYD Song Plus Champion Edition, mas este nome foi descartado internacionalmente para não causar confusão.
O Seal U é um SUV de porte médio. Tem 4,79 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,67 m de altura e 2,77 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem 552 litros, mas pode chegar a 1.440 litros ao rebater o banco traseiro.
Seu visual é uma mistura do Seal com o Song. A dianteira é praticamente idêntica à do sedã, mas lateral e traseira são uma reprodução do Song Plus, com desenho mais tradicional, mantendo o friso que interliga as lanternas.
Por dentro, como é de se esperar de um BYD da linha “Ocean”, o Seal U traz a central multimídia giratória de 15 polegadas e o painel de instrumentos digital. O console aparenta estar um pouco mais alto, e também nota-se a inserção de um aplique preto horizontal no painel.
O Seal U deve chegar ao Brasil com motor elétrico dianteiro de 218 cv de potência. Resta saber se a marca chinesa irá optar pela bateria de 71,8 kWh ou 87 kWh, ambas do tipo Blade, fator que será determinante para a sua autonomia. Na China, há versões que rodam cerca de 500 km em ciclo WLTP, mas a tendência é que o alcance seja menor quando Seal U for catalogado no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro.
Ainda não é possível estimar uma data de chegada para o Seal U ao Brasil, existindo até mesmo a chance do modelo ficar para 2025. A BYD tem uma fila de lançamentos para este ano, a começar pelo Dolphin Mini, que será apresentado oficialmente em fevereiro. Algumas unidades do SUV de luxo Yangwang U8 também devem desembarcar no país para testes.
Ademais, a primeira picape da BYD (que deve se chamar Shark no Brasil) também pode estrear neste ano, porém, como modelo importado. Este é um dos carros cotados para a produção em Camaçari (BA), com a possibilidade de receber motor híbrido flex no futuro.
Ainda conforme apurado por Autoesporte, o sedã híbrido King, novo rival do Toyota Corolla, será lançado apenas em 2025. Apesar dos vários pedidos, a BYD entende que muitos lançamentos no mesmo ano podem sobrecarregar a rede de concessionárias.
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Fonte: direitonews