Ucrânia copia linha defensiva de Surovikin em meio a ofensiva fracassada, diz jornal


As forças ucranianas estão envolvidas um vasto esforço defensivo, copiando estratégias outrora aplicadas exclusivamente por Moscou, informou o The Telegraph.
Abrangendo mais de 960 km, a Ucrânia tem agora uma rede de trincheiras, barreiras de concreto e centros de comando subterrâneos, marcando uma mudança significativa de operações ofensivas para operações de “defesa ativa”.
Inspirando-se na chamada “linha de Surovikin” – um formidável sistema de defesa russo de trincheiras, armadilhas para tanques e campos minados que impediram os avanços ucranianos – as novas defesas de Kiev estão replicando essas medidas.
A adoção dessas táticas pela Ucrânia evidencia um exercício de equilíbrio complexo: ao mesmo tempo que visa fortalecer suas posições, estabelece uma necessidade urgente de manter a mobilidade e a capacidade ofensiva. Essa adaptação a uma estratégia defensiva é um reconhecimento das limitações inerentes à atual postura militar da Ucrânia.
Militar das Forças Armadas da Rússia no setor sul da operação militar especial na Ucrânia, em 27 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.06.2023

Vale ressaltar que, no início de janeiro, o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse que a Rússia continuará atingindo consistentemente os objetivos da operação militar especial. Ele relatou que em 2023 as perdas das Forças Armadas da Ucrânia excederam 215.000 homens e 28.000 peças de armamento.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Israel ataca o sul de Gaza e ceifa a vida de pelo menos 12 pessoas
Próxima Israel rejeita proposta do Hamas para cessar hostilidades em troca da libertação de reféns