Roma cessou fornecimento de armas a Israel após começo da guerra em Gaza, diz MRE da Itália


A Itália interrompeu o fornecimento de armas a Israel após a escalada do conflito entre Israel e o movimento palestino Hamas, disse o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Itália.
Antonio Tajani comentou as declarações de Elly Schlein, líder do Partido Democrático da oposição italiana, que anteriormente pediu ao governo que interrompesse o fornecimento de armas para o Oriente Médio, “especialmente para Israel”, para não alimentar os conflitos em andamento no país.
Palestinos evacuam um prédio atingido por bombardeio israelense na cidade de Rafah. Faixa de Gaza, 22 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2024

“A Itália deixou de enviar qualquer tipo de armas para Israel desde o início da guerra de Gaza. Está tudo bloqueado. O período em que mais armas foram enviadas a Israel foi durante o mandato de [ex-primeiro-ministro italiano Giuseppe] Conte. Mas com o início das hostilidades, suspendemos todas as entregas de sistemas de armas e equipamentos militares de qualquer tipo“, disse Tajani em uma entrevista divulgada no sábado (20) no jornal italiano Quotidiano Nazionale.
A ofensiva israelense vai no quarto mês, com mais de 26 mil mortos dos dois lados (sendo a esmagadora maioria do lado de Gaza), 70% deles mulheres e crianças, e havendo mais de 60 mil feridos.
No dia 24 de novembro de 2023, o Catar mediou um acordo entre Israel e o Hamas sobre uma trégua temporária e a troca de alguns dos prisioneiros e reféns, bem como a entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza. O cessar-fogo foi prorrogado várias vezes e expirou em 1º de dezembro.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Síria apela à comunidade internacional para 'pôr um fim aos crimes e massacres cometidos por Israel'
Próxima Rússia dá como desaparecido avião Falcon 10 que caiu no Afeganistão com 6 pessoas a bordo