Gasolina e etanol evaporam no tanque de combustível do carro?


Existe melhor horário para abastecer e economizar combustível? Ar-condicionado no máximo aumenta o consumo? A cor do carro pode influenciar no gasto de gasolina ou etanol? São diversas as dúvidas dos motoristas brasileiros em relação a possibilidade de economizar na hora de abastecer. Todas estas já foram respondidas por Autoesporte. Agora, chegou a hora de desvendar mais um mistério: é verdade que o combustível do carro pode evaporar no tanque?

Mas, antes de realmente responder essa pergunta, é importante entender porquê essa dúvida surge. Para começar, a evaporação é uma passagem do estado líquido (como a água) para o estado gasoso (como a fumaça). Só que esse processo ocorre lentamente. O que acelera é a energia. Quanto mais depressa um líquido for aquecido, mais depressa ele será evaporado, por exemplo.

Com o combustível, a situação parece semelhante. Afinal, um líquido está em um tanque e, com o calor, pode ir sumindo lentamente. Será? Para descobrir a resposta, conversamos com Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil.

De acordo com o profissional, a legislação ambiental cuida da evaporação dos combustíveis nos tanques desde o início da década de 1990. Isso porque foi justamente nesse período que uma preocupação com a redução de emissões de gases poluentes começou a existir. Portanto, já existe uma solução para esse problema.

“Os automóveis contam hoje com um filtro que recebe as frações leves formadas nos tanques, reconduzindo-as para serem queimadas na câmara de combustão. Esse filtro é denominado cânister. Portanto, as perdas por evaporação nos automóveis produzidos desde então são consideradas insignificantes, desde que o cânister esteja em perfeitas condições de funcionamento e manutenção” explica.

O que fazer para o filtro funcionar perfeitamente? Gilberto Pose revela que o hábito que alguns motoristas têm de pedir para os frentistas completarem o tanque até quase derramar combustível prejudica o funcionamento do equipamento.

“Essa operação pode levar combustível líquido a circular dentro do cânister, sendo que esse filtro foi projetado somente para a circulação de vapor em seu interior. O combustível na forma líquida compromete o funcionamento do cânister. Isso pode causar um aumento de emissões de gases e também aumento no consumo do veículo“, diz.

E nos tanques dos postos de combustíveis? Nestes casos, a evaporação é ainda mais inexistente. “Nos postos de serviço os tanques são posicionados embaixo da pista de circulação dos veículos, onde a temperatura não sofre variações de grande amplitude por estarem em contato direto com a terra do subsolo. Portanto, não há perdas mensuráveis por evaporação nos postos de serviços”, esclarece Pose.

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Fonte: direitonews

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