Núcleo Susaf orienta equipe de Rosário Oeste sobre adequação do Serviço de Inspeção Municipal


Crédito: AMM

Dando continuidade à orientação aos municípios para a adequação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM),  equipe do Núcleo de Implantação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf) se reuniu nesta quinta-feira (18) com a secretária de Agricultura de Rosário Oeste, Ângela Godoés, e a médica veterinária Julianna Grego Barbosa de Almeida.

O objetivo da reunião, realizada de forma virtual, foi analisar a execução das atividades relacionadas ao  SIM já adotadas no município, conforme orientação da equipe técnica do Núcleo. A pauta tratada inclui o combate à clandestinidade, a educação sanitária, a infraestrutura administrativa e documental, o histórico de banco de dados, o programa de trabalho de inspeção, além da fiscalização do serviço de inspeção.

As orientações foram repassadas pela gerente do Núcleo Susaf, Nathacha de Carvalho Luiz,  e as médicas veterinárias Lucelma Vanni e Silvia Dorilêo. A equipe esclareceu sobre a necessidade de adequação da legislação do município visando executar as atividades por meio de consórcio, sendo necessária a elaboração do organograma do serviço e a regulamentação da lei por  meio de decreto.

O Núcleo para a implantação do Susaf foi criado em 2022 por meio de uma parceria entre a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e a Assembleia Legislativa, que celebraram um convênio com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar regional. O trabalho de orientação abrange 13 municípios do Vale do Rio Cuiabá, além de Campo Verde.

A equipe realiza visitas técnicas aos municípios com o objetivo de fazer um diagnóstico das legislações e das metodologias utilizadas para registro de produtos da agricultura familiar de origem animal e vegetal. As reuniões são realizadas  com secretários das prefeituras e com vereadores para conhecer a legislação e a metodologia adotada para auxiliar o agricultor familiar. A equipe técnica também visita propriedades rurais que possuem o serviço de inspeção municipal ou que já estão aptas, de acordo  com a verificação dos técnicos locais, para aderir ao serviço.

Fonte: amm

Anteriores Justiça condena empresa por obrigar funcionária a fazer a dança da garrafa
Próxima Açúcar: Temores com Mar Vermelho impactam adoçante em NY e Londres nesta 5ª