Chuvas começam avançar para o Sudeste, mas Defesa Civil mantém RS em alerta


Logotipo Notícias Agrícolas

Confirmando as previsões anteriores, os dias foram marcados por chuvas intensas no Sul do Brasil. De acordo com dados coletados nas estações metereológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Rio Grande do Sul foi registrada precipitação de quase 100mm em um curto período de tempo. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos dias em todo Brasil: 

3dias_Inmet_180124

O forte temporal que atingiu o estado gaúcho deixou parte da população sem energia elétrica, além dos transtornos na infraestrutura do estado. A região de Porto Alegre foi duramente afetada, de acordo com dados da MetSul. “O pior cenário neste momento seria uma nova onda de tempestades, o que tornaria a situação para a população ainda mais complicada. Em 2012, no Meio-Oeste dos Estados Unidos, uma onda de tempestade (fenômeno chamado de derecho) deixou milhões de pessoas sem luz por dias até que veio uma segunda onda de tempo severo com estragos que prolongou a crise por semanas. Felizmente, não é o cenário que teremos”, afirma a consultoria. 

Ainda assim, a Defesa Civil do estado mantém o alerta para alagamentos, cheias em arroios e córregos, inundações em regiões ribeirinhas válido até as 18h desta quinta-feira (18). Segundo os dados do Inmet, ainda são previstas chuvas nas próximas 24 horas e em algumas áreas do Rio Grande do Sul a precipitação pode chegar a 70mm no período. 

Além disso, também chove em Santa Catarina – com previsão de acumulados entre 20mm e 40mm entre esta quinta e sexta-feira (18). no Paraná, a tendência é de chuva em todo o estado, com acumulados entre 20mm e 40mm, mas de forma irregular. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para o Sul do Brasil: 

Sul_inmet_180124
Fonte: Inmet 

Os modelos mostram ainda a condição para chuvas em outras áreas do Brasil. Segundo a Climatempo, uma frente fria está em formação na costa de São Paulo, avançando pelo Rio de Janeiro, o que deve favorecer a formação de nuvens carregadas nos dois estados e também em Minas Gerais. 

“O calor continua intenso no Sudeste nesta quinta-feira. As quatro capitais podem igualar ou superar os atuais recorde de calor para este ano. Os estados do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e a parte norte de Minas Gerais devem ficar entre os locais mais quentes do país”, afirma a consultoria. 

A maioria das áreas de Mato Grosso e de Goiás, o Distrito Federal e região de Corumbá, fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia, têm um dia com sol forte e possibilidade de algumas pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite. Não deve  chover na região de Goiânia e no centro-sul goiano e nem nas demais áreas de Mato Grosso do Sul.

Veja o mapa de previsão de precipitação em todo Brasil nas próximas 93 horas: 

GIF 18-01-2024 10-59-42
Fonte: Inmet 

Fonte: noticiasagricolas

Anteriores Jordânia ataca sul da Síria, morrem 11 pessoas, incluindo mulheres e crianças, diz fonte à Sputnik
Próxima 'Superarmamento' da OTAN não ajudou a Ucrânia na sua contraofensiva, apontam especialistas