Prefeito pede reforço no aparelhamento e no efetivo das forças de segurança em Sorriso


Prefeito pede reforço no aparelhamento e no efetivo das forças de segurança em Sorriso 1

O aparelhamento e o aumento de efetivo dos órgãos que compõem as forças de segurança de Sorriso nortearam o encontro entre o prefeito Ari Lafin e o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura, com integrantes da cúpula da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), nesta quarta-feira (17), em Cuiabá.

Junto ao comandante-geral da Polícia, coronel Alexandre Corrêa Mendes, os gestores analisaram relatórios da inteligência e, também apresentaram as medidas adotadas pelo Município para frear o avanço da criminalidade.

Entre os pontos abordados, estão: a criação da Câmara Temática de Segurança Pública – entidade responsável por instituir o Plano de Ação Integrada o qual lista 37 ações a serem implementadas para reduzir os índices de tragédias; o reajuste do valor pago a integrantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar a título de jornada delegada; além da realização 1º Congresso Municipal de Segurança Pública, previsto para os dias 1º e 02 de fevereiro.

“Essa agenda tem a finalidade de prestar contas do serviço realizado pelo Município, seja com apoio financeiro, a exemplo da jornada delegada para militares que trabalhem em período de folga, ou, ainda, por meio das ações nas áreas de educação e cultura em contraturnos escolares a fim de manter nossas crianças e adolescentes assistidas pelo poder público e, por consequência, afastadas de pessoas nocivas”, assinala José Carlos Moura.

Os pedidos foram reforçados junto ao secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Augusto de Camargo Roveri.

Na ocasião, Ari Lafin reconheceu o empenho do Estado em mitigar os efeitos da criminalidade através do envio de tropas especializadas para atuarem em conjunto com militares do 12º Batalhão da Polícia Militar, durante a operação Vitae que reuniu militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (R.A.I.O), Regimento de Policiamento Montado – Cavalaria, e da Força Tática do 3º, 4º e 7º comandos regionais.

“A Administração Municipal tem contribuído com o Estado para manter um policiamento cada vez mais ostensivo, nas ruas de Sorriso. Neste sentido, entendemos que os investimentos em armamentos, viaturas e o aumento do contingente é fundamental para levarmos a sensação de paz e segurança que a sociedade tanto anseia. Estamos reforçando esses pedidos e esperamos ser atendidos o mais breve possível”, disse.

Prefeito pede reforço no aparelhamento e no efetivo das forças de segurança em Sorriso 2

Na superintendência da Polícia Rodoviária Federal, os sorrisenses deram detalhes sobre o procedimento para instalação da cobertura metálica sobre a BR-163, na parte externa da 6.ª Delegacia da PRF, em Sorriso.

A parceria entre o Município e o órgão federal vem sendo ‘costurada’ desde 2021. A projeção é de que o projeto custe aos cofres públicos o equivalente a R$ 748.152,39.

“A conclusão desse projeto contribui de forma direta com o trabalho de fiscalização exercido pela PRF e demais órgãos da segurança pública, assim como irá proporcionar mais comodidade aos usuários da rodovia, em especial em períodos chuvosos”, avalia o superintendente-regional da PRF em Mato Grosso, Arthur Nogueira.

Ainda em Cuiabá, os gestores aproveitaram para reforçar o convite para que a cúpula da segurança pública participe da solenidade de entrega das obras de ampliação e modernização do Núcleo da Polícia Militar de Boa Esperança do Norte e do 1º Congresso Municipal de Segurança Pública.

Fonte: nortaomt

Anteriores Vídeo - Câmera flagra suspeito fugindo após matar o 'amigo' em Cuiabá
Próxima Balanço 2023: Santa Catarina - 406 toneladas de alimentos entregues pela Conab em 2023, via PAA