BYD Yangwang U8 chegará ao Brasil custando perto de R$ 1 milhão


Você compraria um BYD com preço de Land Rover? Quem se interessou pelos carros mais em conta da marca, ainda mais comparados a rivais de fabricantes ocidentais, pode ficar com pulga atrás da orelha. Mas isso pode acontecer, inclusive no Brasil, com a chegada do novo SUV híbrido Yangwang U8.

Autoesporte foi até Shenzhen, na China, para conhecer o novo SUV da marca que mais vende híbridos e elétricos no mundo. A pré-venda do Yangwang começou em outubro, e as primeiras unidades devem ser entregues em meados de fevereiro.

A BYD confirmou a chegada do Yangwang ao Brasil em um post nas redes sociais, porém, seu lançamento ainda parece distante. Conforme apurado por Autoesporte, a marca deve importar algumas unidades para exibições ainda em 2024. Dependendo da aprovação, o SUV poderá ser vendido por aqui.

Vale dizer também que o BYD Yangwang U8 seria o carro chinês mais caro da história do Brasil, superando o Tan. Quem encomendou o SUV na China teve de desembolsar o equivalente a US$ 150 mil. Em conversão direta, o valor ultrapassa R$ 730 mil.

O Yangwang U8 é um carro avantajado. Tem 5,3 metros de comprimento, 2 m e largura e 3,05 m de distância entre-eixos. Olhando de frente, seu estilo é bem original. Os faróis de LED têm visual único e são integrados à grade iluminada. Segundo o diretor de design da BYD, Wolgang Egger, a intenção era reproduzir um céu estrelado.

De lado e traseira, porém, semelhanças bem evidentes com o Land Rover Defender começam a aparecer. Isso fica claro pelo estilo das lanternas traseiras e da coluna C. O estepe preso à tampa do porta-malas e coberto por uma capa acrílica também não deixa mentir.

E é na cabine que o Yangwang realmente brilha, por mais que escorregue em alguns tópicos. A versão que fotografamos exagera no acabamento de couro premium na tonalidade terra. Ele se faz presente no painel, bancos, console e até no teto do grandalhão.

O estilo da cabine foge do que estamos acostumados na BYD. A grande central multimídia, por exemplo, não é flutuante ou giratória. Isso porque a Yangwang é uma submarca da BYD e o time de design teve liberdade para seguir identidade visual própria.

O pacote de equipamentos do Yangwang impressiona. Além de uma tela complementar para o passageiro dianteiro, há duas centrais multimídia instaladas para os ocupantes traseiros. Ali há um catálogo de novelas, filmes e séries para entreter as crianças durante viagens longas. Todos os bancos têm massageadores e são muito confortáveis.

Falando sobre mecânica, o Yangwang funciona de forma diferente de outros híbridos da BYD. O motor 2.0 turbo é apenas um gerador, que converte a gasolina no tanque em eletricidade armazenada na bateria de 50 kWh. A bateria envia sua energia a quatro motores elétricos (montados em todas as rodas), desenvolvendo bizarros 1.150 cv de potência e 103,5 kgfm de torque.

Segundo a BYD, o Yangwang pode rodar até 1.000 km utilizando a combinação do motor-gerador e da bateria totalmente carregada. Ao utilizar apenas o motor elétrico, sem uma só gota de combustível no tanque, a autonomia é de 180 km (padrão chinês).

O Yangwang tem outros truques interessantes. Um deles é a possibilidade de rodar com o pneu furado, graças ao sistema de tração individual em cada roda. Em caso de uma avaria, a roda em questão vai parar de tracionar.

Girar em seu próprio eixo é uma solução para estacionamentos mais apertados, uma vez que a BYD reconhece que seu SUV grande pode ser um problema em vários mercados. Este recurso também pode ajudar nas balizas em vagas apertadas. Basta embicar a dianteira para que a traseira deslize na direção da vaga.

Por fim, a carroceria do Yangwang recebeu preparação para ser a prova d´água e fluturar por 30 minutos até o SUV voltar a ter contato com o solo.

De início, o SUV chegará ao Brasil apenas para exibições, apesar de ter sido confirmado pela BYD. Julgando pelo seu preço em conversão direta, não é difícil de imaginar que o Yangwang se aproxime de R$ 1 milhão. Vamos acompanhar…

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Teste: Volkswagen Polo GTS 2024 usa truque para ser ainda mais potente
Próxima 'Uma mulher de luz', diz filha de mulher assassinada pelo ex em Lucas