Reino Unido cederá 20 mil militares para maior exercício da OTAN desde a Guerra Fria, na Europa


O destacamento inclui 16 mil tropas do exército britânico que estarão baseadas no Leste Europeu de fevereiro a junho, um grupo de ataque de porta-aviões e caças de ataque F35B Lightning, além de aviões de vigilância.
O exercício, chamado de Steadfast Defender 2024, marca o 75º ano da organização e será o maior desde a Guerra Fria.

“Posso anunciar hoje que o Reino Unido enviará cerca de 20 mil membros para participar de um dos maiores destacamentos da OTAN desde o fim da Guerra Fria”, disse o Secretário de Defesa Grant Shapps, de acordo com trechos de um discurso a ser proferido mais tarde na Lancaster House, publicado pelo Ministério da Defesa britânico.

General Tod Wolters, Almirante Rob Bauer, general Philippe Lavigne realizam uma conferência de imprensa após a mais alta autoridade militar da OTAN em Bruxelas, 19 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.09.2023

O último Steadfast Defender ocorreu em 2021 e contou com mais de 9 mil soldados. Conforme a publicação britânica, a edição de 2024 reunirá mais de 40 mil militares. Ocorrerá na Alemanha, na Polônia e em países bálticos.
Em setembro passado, o presidente russo Vladimir Putin disse em um discurso ao povo que o Ocidente cruzou todos os limites em sua política antirrussa, bem como referiu as ameaças constantes contra a Rússia.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Alckmin participa de ato em defesa da democracia e da posse de Arévalo na Guatemala
Próxima Israel afirma ter matado 9 mil combatentes do Hamas na Faixa de Gaza em 100 dias de conflito