O futuro de Valtteri Bottas na Fórmula 1 está em aberto. Apesar da expectativa de que seu contrato com a Sauber (ex-Alfa Romeo e futura Audi) durasse até o final de 2025, o finlandês surpreendeu ao revelar que o vínculo atual termina no final da temporada de 2024.
Em entrevista ao Motorsport.com, Bottas afirmou que discutirá uma possível renovação com a equipe (que agora se chama Stake F1 Team, até a chegada da Audi em 2026) no primeiro trimestre do ano. Ele porém, não esconde o sonho de pilotar para a Audi a partir de 2026, quando a montadora alemã assumirá totalmente a equipe. “Pelo que entendi, eles tomarão decisões sobre os próximos anos no início deste ano. Então ainda devo ter essas discussões no primeiro trimestre”, disse o finlandês.
Caso a negociação com a Audi não seja concretizada, Bottas garante que não pretende pendurar o capacete. “Ser parte da Audi seria minha prioridade e preferência número um. Mas se por algum motivo não der certo, com certeza falaria com outras equipes. Quero continuar porque sinto que ainda tenho coisas inacabadas nesse esporte”, disse ele.
Enquanto Bottas aguarda pela definição do futuro, a Audi analisa suas opções com cautela. Além do finlandês, o atual piloto Guanyu Zhou e o reserva Théo Pourchaire figuram na lista. Nomes como Nico Hulkenberg (Haas) e Carlos Sainz (Ferrari), também surgem com rumores de insatisfação contratual em suas equipes atuais.
A incógnita sobre quem irá pilotar os carros da Audi na F1 a partir de 2026, promete levar a disputa aos paddocks por todo o ano de 2024. A expectativa é que as negociações se intensifiquem nos próximos meses, revelando quais pilotos farão parte do ambicioso projeto da montadora alemã na categoria.
Fonte: f1mania