Volkswagen terá marca de SUVs e picapes elétricas para brigar com a Jeep


Após adquirir os direitos sobre a americana Scout, que fechou em 1985, a Volkswagen tem o projeto de trazer de volta a marca, mas desta vez focada em carros elétricos. Serão lançados um SUV e uma picape, com previsão inicial de chegada ao mercado apenas em 2026, mas com apresentação ao público no segundo semestre desde ano.

Ainda não foram divulgados detalhes sobre os modelos, mas o teaser mais recente da fabricante já comunica a revelação dos veículos durante o verão americano (entre junho e agosto). Além disso, se sabe até então que a identidade original da Scout será mantida, com a produção de modelos off-road e estética inspirada nas décadas de 1960 e 1980, durante o período em que os modelos foram comercializados.

Confira o teaser divulgado no canal do Youtube da fabricante:

Justamente pela pegada mais aventureira e linhas mais quadradas, já se pode imaginar que os novos carros sejam concorrentes diretos da Jeep. Caso a empresa faça sucesso, há uma possibilidade de a Audi produzir uma versão própria do SUV da Scout, com o objetivo de competir com o Mercedes-Benz Classe G.

O que se tem de concreto até então, além do vídeo divulgado pela fabricante, é o registro de 50 marcas, entre slogans e nomes para possíveis lançamentos futuros. Entre os registros, Scout 80 e Scout 800, nomes de carros da marca no passado. Mas também há outros nomes, como Aristocrat, Harvester, Tellus, Terra e Terrastar. Mesmo assim, não há divulgação oficial de como o SUV e a picape da empresa serão chamados.

É importante ressaltar que US$ 2 bilhões estão sendo investidos pela Volkswagen para construir uma fábrica na Carolina do Sul (EUA), com pretensão para iniciar as atividades em 2026. Ainda assim, vale destacar que a produção dos modelos será resultado de uma parceria da fabricante alemã com o grupo austríaco Magna Steyr, que auxiliará no desenvolvimento dos veículos, que serão elétricos.

International Harvester Scout é o nome completo da fabricante que se manteve no mercado entre as décadas de 1960 e 1980, com modelos como Scout 80 e Scout 800. O grupo ainda era responsável pela produção de outras máquinas, como tratores, motores e caminhões. Por conta dessa atuação paralela no setor, quando a Scout fechou as portas, em 1985, continuou produzindo caminhões com o nome Navistar International.

Em 2021, a Volkswagen adquiriu o grupo através de sua empresa de caminhões, Traton, o que possibilitou que a alemã vislumbrasse retomar a produção de modelos da fabricante americana.

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Fonte: direitonews

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