SÃO PAULO (Reuters) – Um galpão de armazenamento de algodão da SLC Agrícola na fazenda Panorama, na Bahia, foi atingido por incêndio, informou a companhia nesta quinta-feira, acrescentando que o fogo foi controlado e que não houve feridos ou danos às lavouras.
De acordo com a companhia, o fogo afetou apenas o galpão de depósito de fardos de algodão. “As causas do incêndio ainda serão averiguadas”, disse a empresa.
As estimativas iniciais da SLC relativas aos possíveis danos causados pelo incêndio apontam aproximadamente 5 mil fardos de algodão, correspondente à 5% do total produzido pela fazenda e 0,4% do total produzido pela SLC no ano safra 2022/23.
(Por Paula Arend Laier)
Confira a nota oficial da SLC Agrícola na íntegra:
A SLC Agrícola informa que na manhã de terça-feira, 02 de janeiro de 2024, por volta das 6h40, deu-se início a um incêndio na Fazenda Panorama, localizada em Correntina-BA, sem vítimas. A causa do fogo, que começou no galpão de armazenamento de algodão, ainda está sendo apurada, mas sabe-se que cerca de 5 mil fardos foram atingidos. A unidade de beneficiamento de algodão não foi diretamente atingida pelo fogo, contudo a beneficiadora entrará em manutenção preventiva antecipadamente e voltará a operar em julho de 2024.
Devido a paralisação temporária, aproximadamente 19% do algodão da fazenda que ainda precisa ser beneficiado, correspondente à aproximadamente 21.000 fardos de algodão será enviado para beneficiamento na Fazenda Paysandú, também localizada no munícipio de Correntina-BA.
As chamas foram contidas pelo Corpo de Bombeiros das cidades de Posse-GO, Luís Eduardo Magalhães-BA e Barreiras-BA, com apoio da Brigada de Incêndio e Emergência da companhia.
A Fazenda Panorama produz algodão, soja e milho e conta com uma equipe de brigadistas preparada para apoiar e enfrentar, de forma adequada essas situações. Assim como uma estrutura protecional própria para atender possíveis sinistros com ambulância, caminhão bombeiro, hidrantes, extintores, abafadores, bomba costal, reserva técnica para incêndio (RTI), entre outros.
Todas as medidas para solucionar o incidente foram tomadas pela SLC Agrícola, que segue investigando as causas do incêndio e agradece o apoio dos bombeiros, a ABAPA (Associação Baiana dos Produtores de Algodão) e comunidade vizinha.
Fonte: noticiasagricolas