Tóquio diz que retomará realocação da base aérea dos EUA em Okinawa apesar de oposição local


24739844

“Do ponto de vista do fortalecimento da aliança EUA-Japão, juntamente com a necessidade de realocar a base, movê-la para a área de Henoko [de Okinawa] é a única solução, e avançar na construção permitirá devolver a base o mais rápido possível e se livrar do perigo”, disse Matsuno em uma coletiva de imprensa após a reeleição do governador de Okinawa, Denny Tamaki, que se opõe à presença militar dos EUA na prefeitura mais ao sul do Japão.
Tamaki, que sempre apoiou a transferência da MCAS Futenma para fora da prefeitura, ganhou um segundo mandato de quatro anos após a eleição para governador no domingo (11), provavelmente devido à sua forte oposição à realocação da base para a área de Henoko dentro da mesma prefeitura de Okinawa.
Os cidadãos de Okinawa se opõem à presença dos EUA na ilha. Eles reclamam regularmente do barulho de aviões em baixo voo e do perigo de acidentes em bases dos EUA, bem como crimes cometidos ao longo dos anos por militares dos EUA. Os militares dos EUA, por sua vez, afirmam que a taxa de criminalidade entre seu pessoal é menor do que entre a população de Okinawa.
Rajnath Singh (à esquerda) e Yasukazu Hamada (à direita), ministros da Defesa da Índia e do Japão, respetivamente, falam durante coletiva de imprensa na Casa de Hóspedes Iikura em Tóquio, Japão, 8 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2022

Ambientalistas também reclamam que o trabalho necessário no aterro para a construção da base destruirá recifes de corais e prejudicará o habitat de peixes-bois que vivem na região.
Em 2015, o ex-governador de Okinawa, Takeshi Onaga, barrou a decisão de transferir a MCAS Futenma da cidade de Ginowan para a área norte de Henoko, exigindo que ela fosse completamente removida da região.
Em 2018, Onaga faleceu, mas seu sucessor Tamaki continuou a pressionar pela retirada da base norte-americana da ilha. O governo central ganhou uma série de ações judiciais, após o que o processo de mudança da base para a área de Henoko foi retomado.
Anteriores Vídeo: atacante brasileiro sofre lesão grave no Campeonato Mexicano
Próxima MPF expede recomendação sobre ocupação irregular em área de restinga na praia de São Miguel dos Milagres (AL)