Mesmo com a volta do imposto de importação para carros híbridos e elétricos, 2024 promete ser um ano de lançamentos importantes. E o BYD Dolphin Mini deve ser uma das novidades com mais destaque.
Autoesporte esteve na China em setembro para conhecer em primeira mão o subcompacto que será lançado no Brasil e vai concorrer com Renault Kwid E-Tech, Caoa Chery iCar e Jac E-JS1 não apenas em proposta, como também no preço.
Já considerando o imposto de importação de 10%, a BYD deve posicionar o Dolphin Mini na casa dos R$ 120 mil. Ou seja, o mesmo preço do iCar, atualmente o carro elétrico mais barato do país.
No vídeo, você verá que chamamos o modelo de Seagull, e não Dolphin Mini. Isso porque, só depois da publicação do vídeo, a BYD decidiu mudar o nome do carrinho para o mercado brasileiro. Em outros locais, ele é conhecido como Seagull, termo em inglês para foca.
Foca ou golfinho, fato é que o Dolphin Mini chegará ao Brasil como o quarto subcompacto elétrico do mercado. Tem 3,78 metros de comprimento, 1,71 m de largura e 1,54 m de altura. Já a distância entre-eixos é de 2,50 metros (20 cm a menos que o Dolphin).
A capacidade do porta-malas não foi revelada, mas a estimativa é de que seja de cerca de 200 litros. Isso porque a fabricante informa que é possível levar duas malas de tamanho padrão no compartimento.
O modelo é equipado com um único motor elétrico que entrega 74 cv, mais do que Kwid, iCar e E-JS1. As baterias podem ser de 30 kWh ou 38,8 kWh. A autonomia desta última é de 405 km no otimista padrão chinês. Por aqui, deve ficar na casa dos 300 km.
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Fonte: direitonews