Premiê sul-coreano defende postura que ‘bloqueará completamente’ as ambições nucleares de Pyongyang


Yoon Suk Yeol, presidente da Coreia do Sul, disse no seu discurso de Ano Novo de domingo (31) que seu país e os EUA vão implementar uma postura de defesa reforçada no primeiro semestre do ano, em uma nova resposta dura à Coreia do Norte.
Segundo ele, a postura “bloqueará completamente” as ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte, e a Coreia do Sul conseguirá alcançar “uma paz verdadeira e duradoura baseada na força”.
O discurso também abordou tópicos como a moradia, educação e economia.
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, durante sua reunião no Cosmódromo de Vostochny, na região de Amur, em 13 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 31.12.2023

Em julho, Seul e Washington formaram um órgão chamado Grupo de Consulta Nuclear (NCG, na sigla em inglês) EUA-Coreia do Sul, que os dois lados descreveram como tendo a intenção de demonstrar o compromisso dos EUA em defender a Coreia do Sul com seu arsenal nuclear.
O grupo realizou sua segunda reunião em 16 de dezembro, onde os EUA reiteraram que “qualquer ataque nuclear da RPDC contra a República da Coreia será enfrentado com uma resposta rápida, esmagadora e decisiva”.
Ao mesmo tempo, tem crescido a dúvida entre o público sul-coreano sobre o verdadeiro compromisso dos EUA em ajudar Seul contra Pyongyang e seu investimento em armas nucleares.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Putin: na presidência do BRICS, a Rússia conta trabalhar com todos os Estados-membros
Próxima Economia da zona do euro vai enfrentar um 2024 sombrio, diz mídia