“Em 14 de janeiro de 2024, 52 anos após suceder ao meu amado pai, deixarei de ser rainha da Dinamarca. Entregarei o trono ao meu filho, o príncipe herdeiro Frederik”, declarou a monarca em seu tradicional discurso de Ano Novo.
A rainha explicou que uma operação nas costas, à qual foi submetida em fevereiro deste ano, a fez refletir sobre o futuro e se este seria o momento adequado para transferir a responsabilidade para a próxima geração.
“Dentro de duas semanas, completarei 52 anos como Rainha da Dinamarca. Tal período de tempo deixa marcas em todos, inclusive em mim! O tempo cobra seu preço, e o número de ‘achaques’ aumenta. Já não é possível fazer tanto como antes“, afirmou a rainha.
Margrethe II tornou-se rainha da Dinamarca em 1972. Ela nasceu em 16 de abril de 1940, em Amalienborg, filha de Frederico IX (falecido em 1972) e da rainha Ingrid, princesa da Suécia (falecida em 2000).
“Nesta noite, em primeiro lugar, gostaria de expressar minha gratidão. Obrigada pelo enorme calor e apoio que recebi ao longo de todos esses anos. Agradeço aos governos em mudança com os quais a colaboração sempre foi gratificante, e obrigada ao Parlamento, que sempre depositou em mim sua confiança”, acrescentou.
Fonte: sputniknewsbrasil