Como é a agricultura na Alemanha?
“Quanto mais a Alemanha compra do Brasil, mais ela estimula a sua própria indústria e contribui para desindustrializar o Brasil. Agora a medida atual visa, possivelmente, reduzir o custo do Estado no curto prazo e estimular a migração rural para a cidade, com o objetivo de diminuir o preço salarial”, destaca Albuquerque.
Alemanha se submete aos EUA ao priorizar armas em vez de alimentos
“Ela basicamente ficou sob o domínio estratégico americano, e assim continua sendo. Mas, de certa forma, essa relação se inverteu, com as tropas americanas servindo para proteger a Alemanha enquanto o país investia em outros setores. Em um dado momento, a presença das tropas americanas na Alemanha se tornou o elemento sem custos para Berlim, pois, de um lado, ela não precisava gastar em armamentos e, por outro, isso não tinha um custo geopolítico.”
“Agora os alemães tiveram de realizar a vontade americana e ainda perderam muito dinheiro. A atual guerra na Ucrânia sacrifica recursos alemães e, ainda por cima, faz com que eles abalem sua relação com a Rússia, uma importante fornecedora de energia. O fato é que, apesar de tudo isso, a Alemanha recebeu a má notícia de que vai precisar se armar por conta própria, porque acabou a relação conveniente com a OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte].”
“É parte da sujeição estratégica alemã, especificamente aos Estados Unidos.”
Qual o posicionamento da Alemanha no conflito na Ucrânia?
“Tudo isso, no entanto, é explicado ao público como ‘uma medida para combater as mudanças climáticas’, o que é, obviamente, uma mentira. Eu não creio que isso implique em crise alimentar imediata, porém piora as condições sociais em geral. É um jeito bizarro de socializar os custos do conflito na Ucrânia, que não é da Alemanha, mas lhe foi imposto em nome da imposição dos Estados Unidos, inclusive se legitimando por uma cobrança de uma dívida moral por ‘prover a segurança nacional alemã’.”
“Mas o incômodo social emerge com a piora das condições de vida. Ninguém sabe ao certo quais fatores específicos condicionam a obediência alemã [aos EUA], mas certamente qualquer governo dos partidos do establishment alemão faria o mesmo.”
Chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, na berlinda
Como está a crise na Alemanha?
Qual é a relação comercial entre Brasil e Alemanha?
“A princípio, o Brasil não compete ali com produtos feitos na própria Alemanha, nós temos alguma coisa de carne de porco, mas carne de porco tem tantas regulações. Teremos que ver as especificidades técnicas para ver se o Brasil teria ali força para entrar diretamente, então não é necessariamente algo automático. Facilitaria muito, porém, se nós tivéssemos assinado o acordo Mercosul-UE.”
Qual é a força militar da Alemanha?
Qual o partido de direita na Alemanha?
“O cenário atual, com crise econômica, geralmente gera crise política, mas o establishment alemão vai resistir até o fim para realizar novas eleições, pelo menos enquanto a Allianz for Deutschland não for banida”, conclui Vieira.
Fonte: sputniknewsbrasil