Zak Brown, CEO da McLaren, acredita que Lando Norris e Oscar Piastri formam “a mais forte dupla de pilotos na Fórmula 1”.
Norris e Piastri, que correram juntos pela primeira vez em 2023, conquistaram nove pódios, terminando em quarto no Campeonato de Construtores com 302 pontos. Norris, em seu quinto ano com a equipe, teve sua campanha mais forte até agora, com sete pódios em 2023, dobrando seu total de carreira e terminando em sexto na classificação.
Enquanto isso, Piastri teve uma forte campanha de estreia, com dois resultados entre os três primeiros e uma vitória memorável na corrida Sprint no Grande Prêmio do Catar em outubro.
Falando em uma carta aberta aos apoiadores da McLaren, Brown elogiou os esforços de ambos os pilotos, enquanto a McLaren voltava a ser uma concorrente credível na frente.
“Lando esteve no topo de seu jogo em 2023, mostrando um ritmo tremendo e uma habilidade fantástica de corrida”, disse Brown. “Ele pode ser duro consigo mesmo quando comete um erro, mas seus sete pódios são um testemunho de sua velocidade e determinação. A primeira vitória dele está logo ali”, disse Brown.
“Eu acredito que temos a mais forte dupla de pilotos na grade da Fórmula 1.”
“Muitos concordam que Oscar foi uma revelação em sua campanha de estreia, e ele já mostrou que pode lutar na frente com pilotos como Lewis Hamilton e Max Verstappen.”
“Foi uma pena ele ter perdido um pódio em Silverstone, devido ao momento do Safety Car, mas ele alcançou seu primeiro em Suzuka antes de sua brilhante vitória no Sprint do Catar, ambos provando que ele é um talento excepcional.”
“Com um novo contrato que leva Oscar conosco até o final de 2026, não tenho dúvidas de que ele continuará a impressionar conforme ganha mais experiência.”
O Grande Prêmio da Grã-Bretanha em Silverstone foi destacado por Brown como seu “destaque pessoal”, onde Norris assumiu a liderança de Max Verstappen da Red Bull diante de uma multidão entusiasmada.
Norris converteu essa vantagem inicial em um segundo lugar, com Piastri chegando perto do pódio em quarto após um Safety Car mal cronometrado no meio.
O GP da Grã-Bretanha provou ser um ponto de virada para a McLaren em 2023, já que ambos os pilotos tinham o MCL60 fortemente atualizado à sua disposição após Norris ter recebido na rodada anterior.
A equipe de Woking admitiu que houve um erro no desenvolvimento de inverno e, como tal, começou a temporada com um carro pouco competitivo, lutando para escapar do Q1 na classificação ou incomodar as posições que pagavam pontos durante os Grandes Prêmios.
No entanto, o MCL60 revisado abriu caminho para um rápido progresso para a McLaren, e a equipe passou de ter um dos piores carros para, possivelmente, o segundo melhor no grid.
Brown resumiu o ponto de chegada da equipe em 2023 como o objetivo e creditou a Andrea Stella por liderar a reviravolta em seu primeiro ano como chefe de equipe.
“Entrando em 2023, nosso objetivo era ser um regular contendente ao pódio e terminar em não menos que o quarto lugar no geral”, acrescentou Brown. “Embora tenhamos conseguido alcançar esse objetivo, a realidade é que fomos de nono lugar mais rápido para, possivelmente, o segundo mais rápido no final do ano.”
Fonte: f1mania