‘Tentativa de Maidan’, diz primeira-ministra da Sérvia sobre protestos em Belgrado


Brnabic afirmou também que o governo sérvio recebeu alertas de Moscou sobre possíveis distúrbios que atingiram a capital Belgrado. Neste domingo (24), em que apoiadores da oposição tentaram invadir o prédio da administração municipal.
“Tivemos informações dos serviços que alertaram sobre isto. Em primeiro lugar, o serviço de segurança russo também nos forneceu essa informação”, disse, durante entrevista ao programa ‘Hit Tvit’ do canal local TV Pink.
Protesto na praça Maidan em Kiev, 22 de fevereiro de 2014 - Sputnik Brasil, 1920, 21.11.2023

Há anos a Sérvia vive um clima de tensões políticas. Desde que o o Partido Progressista Sérvio (SNS, em sérvio) chegou ao poder, em 2012, eleições parlamentares tem ocorrido em média a cada dois anos, enquanto um mandado completo na Sérvia é de quatro anos.
Brnabic lembrou também que alertou durante a campanha eleitoral sobre o crescimento de discurso de ódio e da violência. “Avisei que eles [a oposição] não se preocupam com a campanha e os resultados eleitorais, mas que sua única intenção é a desestabilização violenta da Sérvia“, disse.
Realizada no domingo passado (17), as eleições sérvias culminaram com o triunfo da coligação do presidente sérvio, Aleksandar Vucic, com seu partido SNS obtendo 47% dos votos, enquanto a coalizão opositora, Sérvia Sem Violência (SPN, em sérvio), obteve 27% dos votos.
O presidente sérvio Aleksandar Vucic, em 6 de outubro de 2022, durante primeira reunião da Comunidade Política Europeia em Praga - Sputnik Brasil, 1920, 24.12.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Pelo menos 70 mortos em ataque israelense no campo de refugiados de al-Maghazi
Próxima Houthis no Iêmen treinam 20 mil combatentes para participar da guerra na Faixa de Gaza