Votação da resolução da ONU sobre Gaza deverá ocorrer na sexta-feira


Originalmente programada para quinta-feira (21), a votação foi postergada devido a modificações no texto da resolução realizadas durante as negociações. Esta não é a primeira vez que a votação é adiada nesta semana.
Inicialmente, conforme o texto original, o Conselho de Segurança da ONU instou a “uma cessação urgente das hostilidades”, assim como a “medidas urgentes para uma cessação sustentável das hostilidades”.
Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel discursa na 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, na sede da organização, na cidade de Nova York, em 19 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.12.2023

Na versão divulgada na quinta-feira, o órgão apela apenas por “medidas urgentes para garantir imediatamente o acesso humanitário seguro e desimpedido, bem como para criar condições para uma cessação sustentável das hostilidades“.
Além disso, no texto inicial, o Conselho solicitava ao secretário-geral da organização que estabelecesse o monitoramento na Faixa de Gaza, sob sua liderança, para supervisionar envios de ajuda humanitária por via terrestre, marítima e aérea.
Tropas das Forças de Defesa de Israel em meio a bairro totalmente destruído pelos bombardeios. Faixa de Gaza, 21 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.12.2023

A nova versão agora menciona a nomeação de um “coordenador sênior para Assuntos Humanitários e Reconstrução”. De acordo com o novo projeto, esse coordenador será encarregado de facilitar, coordenar e monitorar a entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, além de verificar a natureza humanitária de todos os envios.
Além disso, deverá “estabelecer urgentemente um mecanismo da ONU para acelerar a entrega de ajuda humanitária a Gaza por meio de Estados que não são partes no conflito”.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Chuvas na Argentina aumentam perspectivas para safra de soja
Próxima Ministério tira do mercado 12 lotes de azeite impróprios para consumo