Omoda e Jaecoo chegarão ao Brasil em 2024 com SUVs e separadas da Caoa


Depois de confirmar a chegada ao Brasil, as marcas chinesas Omoda e Jaecoo anunciaram nesta quinta-feira (21) detalhes da operação no país. As vendas começam em 2024 com o crossover chamado de apenas de “5”, da Omoda. Em outros mercados é conhecido com C5 (configurações a combustão) e E5 (elétrica).

Omoda e Jaecoo são marcas pertencentes ao Grupo Chery. Porém, as operações no Brasil serão separadas da brasileira Caoa, responsável pela Chery por aqui. O lançamento das duas novas marcas será simultâneo ainda no primeiro semestre de 2024, provavelmente após abril.

Sobre o 5, primeiro lançamento da Omoda, é um SUV compacto de porte avantajado que virá, inicialmente, na versão elétrica ainda no primeiro semestre do ano que vem. Tem apenas um motor elétrico com pouco mais de 200 cv e 35,7 kgfm de torque. A bateria é de 61 kWh e a autonomia, 450 quilômetros, segundo o WLTP.

Dentre os equipamentos estão quadro de instrumentos digital, central multimídia com o mesmo layout da Chery, ar-condicionado digital de duas zonas, detecção de placas de trânsito, controle de cruzeiro adaptativo, teto solar, bancos dianteiros e traseiros com funções de ventilação e aquecimento e som premium da Sony.

Apesar de compacto, são 4,40 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,58 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. Como referência, é praticamente do mesmo tamanho de um Jeep Compass. O preço deve ser competitivo: na faixa dos R$ 210 mil.

Na apresentação da marca no Brasil, o “5” foi exibido em duas configurações. Além da elétrica, uma híbrida leve, que virá logo em seguida. O cojunto mecânico é similar ao adotada nos Caoa Chery Tiggo 5 e 7: motor 1.5 turbo que atua com o auxílio de um alternador e gera 160 cv nos modelos da Chery.

Nesse caso, o preço será mais baixo: a estimativa é de R$ 170 mil para a versão topo de linha.

Além do Omoda 5, a outra marca, Jaecoo, terá dois carros no Brasil. O “7” e o “8”. O Jaecoo 7 tem dimensões parecidas com as do Omoda 5, mas é um pouco maior e tem carroceria convencional. São 4,45 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos.

Outro é o Jaecoo 8, um SUV maior (4,81 m) com capacidade para levar sete pessoas. Ambos terão motorização híbrida plug-in por aqui. Na China, os SUVs são conhecidos como J7 e J8.

Antes mesmo de começar a operar no Brasil, Omoda e Jaecoo já trabalham nos estudos para produzir veículos nos país. Sobre a possibilidade de operar na fábrica da Chery em Jacareí (SP), os executivos da empresa disseram que “todas as hipóteses são consideradas”.

Se não há definição sobre produção local, o trabalho para construção da rede de concessionárias já está a todo o vapor. Até o final de 2024, as duas marcas esperam ter 40 pontos de venda espalhadas pelo país.

A chegada ao Brasil também faz parte do plano de expansão global das duas marcas. A Omoda está presente em países como México, África do Sul, Catar, Austrália e Indonésia. Em 2024, ambas devem estrear na Europa.

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Fonte: direitonews

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