Os tradicionais vídeos de fim de ano ganharam uma nova versão em 2023. Uma iniciativa da TV Assembleia buscou trazer um pouco mais de diversidade e inclusão nas mensagens que trazem votos de paz e prosperidade. Representantes de diferentes religiões e grupos sociais gravaram mensagens que propõem reflexões sobre ciclos que se encerram e reiniciam. Todo material foi feito com autodescrição, legenda e intérprete de libras para chegar ao maior número de pessoas possível.
Ao todo, dez vídeos foram gravados e estão sendo exibidos ao longo da programação da TV Assembleia (canal 30.1); também serão postados nas redes sociais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e os áudios veiculados pela Rádio Assembleia (89,5 FM).
De acordo com a servidora Vivianne Marques, editora da TV Assembleia, a ideia foi trazer para o público um material diferente, que conseguisse aproximar a população mato-grossense por meio da inclusão de públicos diversos. “Todos os anos fazemos os vídeos com os parlamentares, mas neste ano buscamos nos aproximar, colocar representantes da sociedade para fazer reflexões e trazer suas mensagens”.
Nesta linha, foram ouvidos representantes de diferentes religiões, como católica, evangélica, budista, espírita kardecista, candomblé e umbanda, união do vegetal, ateísta e de grupos étnicos e sociais, como indígenas, mulheres e idosos. De acordo com Vivianne, infelizmente não foi possível gravar com todas as religiões ou grupos sociais, mas a tentativa foi de ampliar o máximo possível.
Além de Vivianne, o projeto também contou com a dedicação do jornalista Anderson Sartori, do cinegrafista Vinícius Olivo, do editor Marcos Okamura e com o apoio do superintendente da TV, Jaime Figueiredo.
Para conferir o trabalho da TV Assembleia é só acompanhar a programação ou assistir aos vídeos no YouTube. Os primeiros já estão disponíveis nos links abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=C1qoFJItPG0
https://www.youtube.com/watch?v=qqH_3V1loa8
Secretaria de Comunicação Social
Telefone: (65) 3313-6283
E-mail: imprensa1al@gmail.com
Fonte: al.mt.gov