Este é o ano das picapes. Com uma maré de lançamentos, como Ford Ranger e F-150, a Ram Rampage e as novas Chevrolet Silverado e Montana, o setor bombou em 2023, e ainda promete crescer mais em 2024.
Isso porque, os amantes da categoria podem esperar pelos lançamentos das novas Volkswagen Amarok, Chevrolet S10 e a chegada da Fiat Titano. Nesse cenário, Autoesporte vai trazer as 15 picapes mais vendidas durante novembro de 2023 no Brasil e esclarecer como os modelos da categoria ocupam seus espaços nessa briga de gigantes. Confira o ranking completo ao final da matéria.
O penúltimo mês do ano registrou o emplacamento de 35.963 picapes, sendo 14.615 unidades de modelos compactos e 21.348 unidades entre modelos intermediários, médios e grandes, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Os valores representam queda de 9,1% na venda de picapes pequenas e 5,8% para as grandes, quando comparados os dados a outubro de 2023, que comercializou 16.089 picapes compactas e 22.660 modelos intermediários, médios e grandes.
A Fiat Strada é líder absoluta da categoria ao emplacar 11.518 unidades. Portanto, o modelo se coloca à frente da Volkswagen Saveiro, que também aparece no ranking geral, mas na quarta posição, com 3.095 emplacamentos.
A Fiat Toro ocupa a segunda posição, com 4.418 unidades vendidas no mesmo período. Já a terceira posição ficou com a Toyota Hilux, que registrou a venda de 3.783 caminhonetes em novembro de 2023, mantendo o modelo na liderança, quando se fala em picapes médias.
Vale lembrar que a Toro marca seu território no ranking e dificulta o avanço de suas rivais na categoria das picapes intermediárias, como a Chevrolet Montana, que ocupa a sexta posição na lista (2.263) e a Renault Oroch, que ficou em 11º lugar (891).
Lembrando ainda que a Ram Rampage, que ficou em quinto lugar na lista (3.026), também é um modelo entre as intermediárias, assim como a Ford Maverick, e que está fazendo barulho no mercado. No entanto, elas estão um patamar acima dos modelos citados acima, quando se trata de acabamento, construção e desempenho.
Isso faz ambos os modelos brigarem em um degrau acima, em faixa de preço, já com algumas picapes médias, como a própria Hilux. Além desta, Ford Ranger, Volkswagen Amarok, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier são outros modelos médios da categoria que se tornaram alvos.
Por fim, vale destacar que as picapes de porte grande aparecem em minoria no ranking. A Ram Classic e Ram 2500, que ocupam respectivamente a 14ª e 15ª posições. A Classic registrou 149 emplacamentos, enquanto o 2500 vendeu 124 exemplares no período mencionado pela Fenabrave.
Mesmo assim, vale ressaltar que a Ram é a fabricante com maior volume de veículos na lista, e com a Rampage, soma três produtos entre os 15 mais vendidos. Baixo volume de vendas dos exemplares maiores se dá pela valor elevado de cada um deles. Confira o levantamento das 15 picapes mais vendidas do Brasil no último mês:
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews