Qual o interesse dos EUA na Amazônia?
“Você tem todas essas desculpas e todos esses interesses geopolíticos na Amazônia por causa de recursos naturais, não só madeira, mas recursos genéticos, recursos de plantas, botânicos. É, basicamente, uma velha disputa por recursos.”
Presença dos EUA causa problemas na região
“A gente não pode esquecer que o golpe no Paraguai com o governo Lugo (2008–2012) teve presença estadunidense. A participação do Departamento de Justiça [dos EUA] na Lava Jato, no Brasil, indica que o golpe em Dilma Rousseff (2011–2016) também teve participação direta dos Estados Unidos.”
“Isso permitiria que os países modernizassem suas forças com transferência de tecnologia da nossa indústria, sem precisar recorrer a contratos bilionários com empresas estrangeiras, sobretudo estadunidenses e francesas.”
O que é o Comando Sul?
Chegou a hora de o Brasil se preocupar?
“Mas também porque todas têm equipamentos e Forças Armadas mais ou menos equiparáveis. Isso acaba gerando uma sensação de tranquilidade. Quando você tem uma nova potência, uma presença militar muito grande de uma grande potência, isso perturba esse equilíbrio, essa correlação de forças na América do Sul, e faz com que você tenha um efeito dominó imprevisível.”
“E essa integração sendo mais eficiente, ela teria como efeito o desenvolvimento dessa região, a criação de mecanismos comuns que pudessem, por exemplo, trazer maior segurança jurídica para a região.”
Fonte: sputniknewsbrasil