Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, disse que a Mercedes simplesmente “errou” no dia em que Lewis Hamilton perdeu o Campeonato Mundial de F1 para Max Verstappen no infame Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2021.
Terça-feira (12 de dezembro) marca o segundo aniversário da final da temporada de 2021, que terminou com Hamilton sendo destronado por Verstappen em circunstâncias altamente controversas.
A falha do diretor de corrida da FIA, Michael Masi, em aplicar as regras do Safety Car configurou um duelo de uma volta pelo título entre Hamilton, que havia liderado a corrida durante todo o tempo, e Verstappen, que havia parado para colocar pneus macios novos antes da relargada.
Verstappen ultrapassou Hamilton para vencer a corrida e, com isso, o Campeonato Mundial, com Hamilton – negado um oitavo título recorde – alegando que a corrida havia sido “manipulada” pelo rádio da equipe.
Aparecendo no programa de jogos A League Of Their Own da Sky, Horner acusou a Mercedes de cometer um erro estratégico com Hamilton, que foi deixado exposto em pneus duros antigos para a relargada.
Questionado para explicar por que a corrida é tão notória entre os entusiastas da F1, Horner riu: “Não tenho absolutamente nenhuma ideia. A Mercedes errou. Eles deixaram o pobre Lewis lá fora em pneus que haviam feito praticamente a maior parte da corrida e nós paramos com Max, então ele estava em um conjunto novo de pneus. Max fez a manobra e…”
“O interessante é onde Max o ultrapassou – pegou Lewis completamente de surpresa. Após a corrida, Max nos contou que não pretendia ultrapassá-lo ali, mas ele teve cãibras atrás do Safety Car e não conseguia sentir o pé esquerdo direito, então ele pensou: ‘Ah, f*da-se, vou tentar mesmo assim.’
Fonte: f1mania