Depois de ser visto rodando fora do Brasil, o novo Nissan Kicks foi fotografado recentemente por aqui. O SUV compacto, lançando lá em 2016, ganhou uma renovação no visual em 2021 e está cada vez mais perto de mudar de geração — e de receber um motor turbo.
A unidade de teste foi vista rodando em Belo Horizonte (MG) pelo leitor Diego França. Ainda que esteja sob forte camuflagem, o protótipo aponta algumas mudanças importantes que deveremos receber nos próximos anos.
Ele será construído agora sobre a plataforma CMF-B, que pertence a aliança Renault-Nissan. É a mesma do Kardian, por exemplo, e que também será base para o sucessor do Duster e do novo SUV da Renault.
Além da estrutura mais robusta e tecnológica, o Kicks mudará completamente de visual. A silhueta da carroceria indica que teremos uma receita bem parecida com a do Honda HR-V. Ou seja, um SUV não tão alto e com uma queda mais acentuada da terceira coluna.
Na dianteira, há uma dúvida: farol único ou dividido em dois níveis? A camuflagem ainda não dá detalhes de como será o conjunto de iluminação. O Nissan Juke, por exemplo, tem a luz principal posicionada no para-choque. Resta saber como a fabricante buscou inspiração para o design do novo SUV.
Na traseira, o modelo pode ter uma lanterna inteiriça. É isso que indicam os flagras de fora do Brasil, onde uma peça sobressalente cruza toda a parte de trás veículo ligando as duas peças.
Falando em dimensões, já sabemos que o modelo não terá menos de 2,60 metros de entre-eixos. Essa é medida mínima da plataforma que será usada pelo produto. Ou seja, ele terá pelo menos o mesmo espaço interno de hoje, de 2,62 m. Altura, largura e comprimento devem mudar.
Ainda assim, a expectativa é de que a nova geração mantenha bons números de porta-malas. Atualmente, são 432 litros. Ponto que é um dos principais pilares do SUV contra os concorrentes compactos.
Por dentro, é esperado uma multimídia mais nova e painel de instrumentos digital. Painéis de porta, frontal e console central certamente vão receber peças inéditas também, que podem ser inspiradas em lançamentos mais recentes da montadora.
No cofre do motor, a nova geração do Kicks deve ter um 1.0 turbo flex no lugar do 1.6 aspirado flex atual. É o mesmo motor apresentado no Kardian e que renderá até 125 cv de potência e 22,5 kgfm de torque. Até mesmo o câmbio deve repetir, sendo um dupla-embreagem de caixa úmida e seis marchas.
A esperança de que venha híbrido desta vez é grande. Nesse caso, usaria o e-Power, que tem um sistema que dá prioridade para o motor elétrico tracionar as rodas, e usa o propulsor a combustão como um auxiliar para recarregar a bateria.
Há uma dúvida sobre a data de chegada do novo Nissan Kicks. Isso porque o ferramental do projeto foi roubado em agosto e seu planejamento foi alterado. Fontes próximas à marca revelaram à Autoesporte que, inicialmente, a programação era para chegada em janeiro de 2025, mas o ocorrido fez o carro ficar para o segundo semestre do mesmo ano.
O novo Nissan Kicks será fruto do investimento de R$ 2,8 bilhões nas instalações de Resende, no Rio de Janeiro. Desse montante, também serão desenvolvidos um novo SUV e um motor turbo no Brasil.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews