Prêmio para Cidades Inteligentes chega ao Brasil; inscrições se encerram em 13 de dezembro


Crédito: Smart City

Pela primeira vez o Brasil recebe um prêmio de cidades inteligentes. A ação conduzida pela Smart City Expo Curitiba, equipe representante no país da Fira Barcelona – maior evento de cidades inteligentes do mundo, realizado na Espanha – traz a novidade de forma a possibilitar que Municípios e Consórcios Públicos que possuem projetos transformadores e estão moldando vidas possam ser premiados na próxima edição do evento. 

Denominado “Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards”, o prêmio vai destacar e promover as melhores práticas, proporcionando aos selecionados, visibilidade internacional, além de possibilitar a inscrição em outros eventos, como por exemplo, a Smart City Expo World Congress, em Barcelona, na Espanha, que acontece todos os anos no mês de novembro. 

A premiação brasileira abrange cinco categorias para Municípios ou Consórcios Públicos classificados em: “Cidade Inteligente”, “Inovação e Transformação Digital”, “Mobilidade Urbana”, “Cidade Sustentável” e “Equidade Social”. 

Essa iniciativa destaca o papel transformador de um Município inteligente, por meio de gestores que encaram o futuro com otimismo, convertendo desafios em oportunidades. Para obter mais informações sobre a premiação, acesse o site oficial: www.smartcityexpocuritiba.com/awards. 

O InovaJuntos atua neste sentido e é um projeto de cooperação internacional entre Municípios brasileiros, portugueses e latino-americanos, implementado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, em Portugal, e conta com o financiamento da União Europeia. Seu principal objetivo é promover inovação através de parcerias e colaborações entre países, de forma a ampliar a oferta de políticas públicas que melhore a qualidade de vida da população, quer sejam para a área de saúde, da educação, de meio ambiente, da cultura e outras, além de promover também o desenvolvimento econômico e social local.

Plataforma UniverCidades

A CNM possui também um banco de boas práticas em que gestores municipais podem registrar ou conhecer ações promovidas e pelos Municípios e/ou Consórcios Públicos Intermunicipais nas mais diversas áreas. A ferramenta permite que o usuário classifique a busca por tema de interesse, filtre por porte municipal, se há baixo custo de implementação e quais os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão relacionados com a boa prática. O acesso e o cadastro das boas práticas do Município são gratuitos, e podem ser feitos no site: https://univercidades.org.br

 

Fonte: amm

Anteriores Sessão especial homenageia personalidades de diversas áreas
Próxima Cientistas editam genes de ratos para tratar autismo