EUA e Reino Unido usam base no Chipre para sustentar guerra de Israel, revela depoimento parlamentar


As forças aéreas dos EUA e do Reino Unido usam uma base no Chipre para auxiliar Israel no seu conflito com o Hamas, relataram militares britânicos ao Parlamento britânico, citados na sexta-feira (8) pelo portal Declassified UK.
O tempo de voo entre a RAF Akrotiri, a principal base aérea do Reino Unido no Chipre, localizada a 290 km de Tel Aviv, é de 40 minutos.
“Como um parceiro de confiança, o Ministério da Defesa se envolve rotineiramente com a República do Chipre em questões relacionadas às Áreas das Bases Soberanas”, explicou no depoimento desta semana James Heappey, ministro da Defesa do Reino Unido, acrescentando que “isso inclui, quando apropriado, informar a República do Chipre sobre os voos que entram e saem da RAF Akrotiri, embora não haja nenhuma exigência formal para isso“.
Kenny MacAskill, deputado pelo condado escocês East Lothian, criticou o esquema.
Soldado no topo do tanque Merkava - Sputnik Brasil, 1920, 09.12.2023

“É uma ‘base soberana’ britânica, mas fica no Chipre, que é uma nação soberana e ostensivamente uma aliada. Essa falta de qualquer mecanismo formal para troca de informações sobre as atividades do Reino Unido e dos EUA na ilha não é somente um insulto aos cipriotas e ao Chipre, mas pode colocá-los em perigo“, declarou ele ao Declassified UK.
“Eles certamente deveriam ter o direito de saber quais operações estão sendo realizadas a partir de sua ilha. No entanto, essas ações militares do Reino Unido e dos EUA são realizadas sem qualquer necessidade de consultar os cipriotas, mesmo que isso possa transformá-los em um alvo para o terrorismo”, advertiu igualmente MacAskill, ex-secretário de Justiça da Escócia.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Embrapa Gado de Leite: Custo de produção de leite tem alta de 1,3% em novembro.
Próxima Indústrias de cana, celulose, mineração e petróleo assinam na COP28 acordo para reduzir carbono