Uma das principais estratégias para quem deseja mudar a composição corporal, diminuindo a quantidade de gordura e aumentando a de massa magra, é a adoção de lanches proteicos entre as refeições principais.
Esse tipo de lanche aumenta a sensação de saciedade, acelera o metabolismo e favorece a construção do tecido muscular. “Os lanches, quando bem equilibrados, conseguem controlar a fome, ajudando no cumprimento do plano alimentar”, explica a nutricionista Wandra Souza, que atende na clínica Tivolly, em Brasília.
A especialista em alimentação sugere que as proteínas sejam valorizadas nos lanches intermediários por conta das importantes funções que desempenham. “Elas participam da produção de hormônios e enzimas, bem como da construção de novos tecidos”, afirma Wandra.
1. Pão integral com ovo
O ovo é uma fonte proteica de alto valor biológico. Além disso, a praticidade conta a favor desse alimento. “Você consegue cozinhar o ovo no dia anterior ou prepará-lo pouco antes de sair de casa. É um lanche simples e completo”, afirma a nutricionista Wandra Souza. Confira como fazer:
- Cozinhar ou fritar dois ovos com um fio de azeite;
- Colocar em um pão integral;
- Completar o sanduíche com vegetais, como tomate e espinafre.
2. Mingau de aveia com frutas
Outra opção rápida e proteica é o mingau de aveia acompanhado de frutas. Maçã, morango, banana ou mamão são boas opções. Veja a receita:
- Coloque 200 ml de leite de vaca (desnatado, semidesnatado ou integral) em uma panela;
- Adicione, em seguida, 3 colheres de sopa de farelo de aveia;
- Mexa tudo em fogo baixo;
- Espere esfriar e coloque as frutas.
O ideal é que as frutas ajudem a adoçar o mingau. Mas, caso não fique doce o suficiente, coloque um pouco de mel ou de adoçante.
Confira na galeria opções de dietas para comer de maneira saudável:
0
3. Bolo de aveia e banana
O bolo de banana com aveia e ovo é uma boa opção para pessoas que não dispensam um doce. A aveia é rica em fibras solúveis, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais antioxidantes.
- Coloque 1 ovo e 150 ml de leite de vaca (desnatado, semidesnatado ou integral) em uma vasilha;
- Acrescente duas colheres de sopa de farelo de aveia e uma banana madura média bem amassada;
- Adicione uma colher de chá de fermento em pó;
- Despeje a massa em uma caneca grande;
- Leve-a ao micro-ondas por 2 minutos.
4. Crepioca
A crepioca pode ser recheada de várias maneiras, como por exemplo, frango, queijo, sardinha e atum. Quem é vegano pode rechear com pastas de leguminosas ricas em proteínas, como grão de bico, lentilha e ervilha. Confira a receita:
- Coloque 2 ovos inteiros e 2 colheres de sopa de tapioca numa vasilha;
- Adicione 2 fatias de queijo magro (ricota e minas são boas opções);
- Mexa com um garfo até formar uma mistura homogênea;
- Despeje numa frigideira e espere assar por completo dos dois lados;
- Acrescente o recheio de acordo com o seu gosto.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.