F1: Marko acredita que Verstappen pode se aposentar mais cedo do que todos imaginam


si202109100644_news-1

O piloto da Red Bull, Max Verstappen, está em busca de seu segundo título na Fórmula 1, e muito provavelmente deve conseguir isso nesta temporada. No entanto, o consultor da equipe, Helmut Marko não acha que o holandês vai tentar alcançar muitos recordes na categoria, pois acredita que ele pode se aposentar mais cedo do que todos imaginam.

Tendo conquistado o título no ano passado, depois de uma forte disputa com o heptacampeão, Lewis Hamilton da Mercedes, na atual temporada Verstappen está liderando o campeonato com 109 pontos de vantagem sobre seu companheiro de equipe na Red Bull, Sergio Perez, que está empatado em pontos com Charles Leclerc da Ferrari, faltando apenas sete corridas este ano.

Isso levanta a questão de quantos títulos mais ele pode conquistar, antes que seu atual contrato com a Red Bull termine no final de 2028. Em teoria, poderiam ser oito títulos no total. Esse seria um novo recorde, superando os sete atuais mantidos em conjunto por Lewis Hamilton e Michael Schumacher.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });

Verstappen terá 31 anos quando seu contrato com a Red Bull terminar, e Marko acredita que não importa quanto dinheiro a equipe ofereça para ele continuar, se a decisão do holandês for deixar a categoria naquele momento. “Queremos conquistar mais títulos juntos”, disse Marko ao Motorsport.com ao Sport1. “Mas duvido que veremos Max correr na F1, até que ele tenha quebrado todos os recordes.”

“Ele poderia fazer isso, mas também é o tipo de pessoa que arruma suas coisas e sai quando não tem mais vontade de algo. Não importa o quanto você ofereça a ele, ele não vai ficar. E isso pode acontecer mais cedo do que todos pensamos”, acrescentou Marko.

O consultor da Red Bull acredita que as performances de Verstappen, provam que ele estava certo quando comparou seu piloto a Ayrton Senna, embora houvesse quem achasse isso desnecessário e não verdadeiro.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });

“Max não precisa de uma fase de construção para estar no limite imediatamente. Ele pode ir rápido imediatamente. Esse é o incrível talento natural, que resulta em uma velocidade base excepcional.”

“Além disso, ele tem um controle fantástico do carro, especialmente quando está pilotando no limite. Por isso o comparei com Ayrton Senna em seus primeiros anos, embora eu não tenha feito amizades com isso”, disse ele rindo.

Mesmo tendo apenas 24 anos, Verstappen tem sido frequentemente questionado quando acha que será hora de parar de correr, e já respondeu, que talvez isso seja no momento em que seu contrato terminar em 2028.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });

“Não decidi o que farei depois de 2028. Posso parar”, disse ele ao Daily Mail no início desta temporada. “Estou na Fórmula 1 desde os 17 anos. Já faz muito tempo. Eu já fiz muitas temporadas na F1”, afirmou.

Mas mesmo que prolongue sua permanência na F1, o holandês não se vê correndo na F1 aos 40 anos, como Fernando Alonso.

“Eu não me vejo pilotando até os 40 anos, pelo menos na Fórmula 1. Eu também quero fazer outras coisas. Mas ainda tenho mais alguns anos na F1, com certeza”, acrescentou.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-4’); });

Pelas palavras de Marko e do próprio Verstappen, aparentemente uma decisão já estaria tomada. Agora só resta deixar o tempo passar, para podermos observar o desenrolar dos acontecimentos.

 

 

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-5’); });

 

Anteriores F1: Presidente da Ferrari expressa confiança em Binotto, mas admite que a equipe precisa melhorar
Próxima F1: De Vries surge como sério candidato à vaga na Alpine