A declaração de Zelensky foi publicada em vídeo neste sábado (10) apontando que o fornecimento de energia à Polônia deve começar ainda antes do final deste ano.
“Ordenei acelerar a reconstrução da linha de transmissão de energia da usina nuclear Khmelnytskyi para a cidade polonesa de Rzeszow […]. Devemos concluir essa reconstrução até 8 de dezembro e fornecer à Polônia a quantidade necessária de eletricidade”, disse o presidente ucraniano.
Em junho, a Ucrânia e a Polônia assinaram um acordo que prevê a cooperação no setor de energia, bem como a eliminação gradual da importação de energia russa.
© AFP 2022 / Odd AndersenInstalações de recepção e distribuição de gás natural da rede de gasodutos Gascade em Lubmin, Alemanha, perto da fronteira com a Polônia, 30 de agosto de 2022
Instalações de recepção e distribuição de gás natural da rede de gasodutos Gascade em Lubmin, Alemanha, perto da fronteira com a Polônia, 30 de agosto de 2022
© AFP 2022 / Odd Andersen
Nesse sentido, o ministro da Energia da Ucrânia, Herman Halushchenko, propôs à União Europeia (UE) emitir uma licença para aumentar o comércio de eletricidade com a Ucrânia.
Desde o início da operação militar russa na Ucrânia, diversos países da UE impuseram uma série de sanções contra o setor de energia da Rússia, além da implementação de metas para cortar as importações de gás e petróleo russos.