China triplica número e vira o segundo país que mais exporta carros para o Brasil


A importação de carros vindos da China cresceu 347% no Brasil em 2023, de acordo com o balanço da Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) referente ao mês de novembro.

Entre janeiro e novembro de 2022, a China exportou 7.202 veículos para o Brasil. Neste mesmo período em 2023, foram enviados 32.180 unidades. O crescimento das marcas chinesas como BYD, GWM e Caoa Chery inflaram a montante.

Portanto, em 2023, a China vai ultrapassar México e Alemanha e se tornar o segundo país que mais exporta carros ao Brasil. A Argentina lidera o ranking com larga vantagem, tendo enviado 195.955 veículos ao país entre janeiro e novembro – facilitado pelo acordo comercial entre os países. Confira o ranking abaixo:

Ao todo, o mercado brasileiro recebeu 306.993 veículos de outros países em 2023, número que representa aumento de 26% na comparação com o ano anterior. A Anfavea estima que o Brasil deve encerrar 2023 com 348.400 novos veículos importados nas ruas.

“Começamos a ver um fenômeno não previsto, que é o aumento das importações. Em dezembro, estimamos que 18% dos veículos vendidos no Brasil sejam provenientes deste tipo de comércio”, afirma Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

“Temos que fazer uma separação desses dados, que é a origem dos veículos. Faz muito sentido quando há uma mudança grande de tecnologia, mas não pode existir um descompasso grande na produção local”, continua o executivo.

Leite evitou criticar as empresas chinesas que iniciam operações no Brasil, citando nominalmente GWM e BYD como “irmãs que estão se instalando”. De acordo com o executivo, a filiação das marcas à Anfavea é questão de tempo.

“São empresas que oferecem tecnologia e qualidade. É natural que a casa também seja deles”, afirma o presidente. “Por tradição, a Anfavea só recebe novas fabricantes quando a produção nacional começa efetivamente”.

Em 2023, a GWM adquiriu a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP). A BYD, por sua vez, é a nova dona da antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA).

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Fonte: direitonews

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