“Nós vamos ter de aprender a negociar sem precisar do dólar como moeda padrão. Por que eu preciso negociar com a China precisando de dólares? Por que eu preciso negociar com qualquer outro país precisando de dólar? Só com os Estados Unidos, que têm a casa da moeda do dólar. Então o que nós precisamos é tentar inovar”, disse o presidente.
“Nós vamos convencer a sociedade brasileira e nosso glorioso mercado de que não tem nenhum problema você ter uma dívida, se aquela dívida é para construir um ativo produtivo que vai render, que vai baratear as coisas que você produz, melhorar o investimento em tecnologia.”
“Nós não podemos repetir o que faz o sistema internacional, não podemos repetir o que faz o FMI. O FMI não empresta dinheiro para salvar, ele empresta uma corda para se enforcar. Como é que a gente vai resolver uma dívida de US$ 860 bilhões [R$ 4,2 trilhões] que tem o continente africano, se os bancos de financiamento do mundo não derem uma colher de chá e transformarem parte dessa dívida em investimento? […] Um continente que era autossuficiente na produção de alimentos, antes da colonização, foi colonizado, aprenderam a falar inglês, francês e hoje não consegue ser autossuficiente na comida porque são dependentes dos colonizadores.”
“Paga-se mais em juros em países em desenvolvimento do que é investido em saúde educação e outros projetos sociais.”
Fonte: sputniknewsbrasil