No final de seu encontro anual, o Conselho Mundial de Esportes a Motor da FIA aprovou formalmente o uso de ‘scoops de resfriamento’ em carros de Fórmula 1 a partir de 2024. Esta decisão veio após os desafios enfrentados pelos pilotos durante o Grande Prêmio do Catar em outubro, onde condições de calor extremo e alta umidade afetaram significativamente o desempenho e a saúde dos competidores.
Logan Sargeant, da Williams, foi obrigado a se retirar do evento devido a intensa desidratação, enquanto seu companheiro de equipe, Alex Albon, recebeu tratamento por exposição aguda ao calor após a corrida. Esteban Ocon, da Alpine, revelou ter vomitado em seu capacete nas primeiras voltas, e Lance Stroll, da Aston Martin, relatou estar “entrando e saindo de consciência” durante a corrida.
Os ‘scoops de resfriamento’, que provavelmente serão instalados na parte inferior do carro para direcionar ar fresco para o cockpit, foram inicialmente aprovados pela Comissão de F1 durante o final de semana do Grande Prêmio de Abu Dhabi. A confirmação pelo WMSC solidifica esta atualização nas Regulamentações Técnicas.
A FIA expressou seu compromisso em continuar explorando inovações tecnológicas para melhorar as práticas regulatórias nos próximos anos. Além da introdução dos scoops de resfriamento, o calendário de 2024 e a saúde e bem-estar do pessoal de viagem também foram discutidos.
Outras mudanças aprovadas incluem uma emenda de segurança relacionada aos componentes metálicos no chão dos carros e uma redução no tempo gasto no grid antes de um Grande Prêmio, de 50 para 40 minutos. A FIA também implementará novas regulamentações para o procedimento envolvendo pessoal e equipamentos relacionados a carros que partem do Pit Lane.
Este conjunto de medidas reflete o esforço contínuo da FIA em adaptar a Fórmula 1 às demandas e desafios crescentes, tanto na pista quanto fora dela.
Fonte: f1mania