Os últimos dois anos foram marcados por uma investida grande das fabricantes chinesas no Brasil com BYD e GWM, principalmente, e com bem menos destaque, a Seres. Todas com foco em carros elétricos e híbridos. Agora, outra fabricante asiática está de olho no nosso mercado, mas provavelmente você não deve conhecer: VinFast, do Vietnã.
A empresa abriu diversas vagas de emprego no Brasil, via Linkedin, indicando que deve iniciar suas operações por aqui em breve. É importante ressaltar que as candidaturas já foram encerradas. Confira a descrição do anúncio abaixo.
Fundada em 2017, a VinFast é membro do Vingroup, empresa liderada pela pessoa mais rica do Vietnã, o bilionário Pham Nhat Vuong, que atua em vários setores, entre eles: imobiliário, hoteleiro e da saúde. A montadora se autoproclama a primeira fabricante de veículos da história do país e iniciou suas operações usando plataforma e mecânica da BMW.
Os dois primeiros produtos da companhia foram apresentados no Salão de Paris de 2018: o sedã A2.0 e o SUV SA2.0, construídos sobre a plataforma dos BMW Série 5 e X5, respectivamente. O motor, um 2.0 turbo de 176 cavalos (só para o sedã) ou 231 cv (para ambos), também teve como base os propulsores alemães, mas construídos pelos vietnamitas. O câmbio automático de 8 marchas é da também germânica ZF.
Além da fabricante alemã, esses projetos foram assinados pelo consagrado estúdio Pininfarina, famosa por projetos com a Ferrari. Porém, desde o ano passado a fabricante asiática abandonou os carros a combustão e foca em SUVs elétricos.
O modelo de entrada é o VF 6, que tem 176 cv, 25,4 kgfm e 399 km de autonomia no ciclo WLTP. A versão mais potente entrega 204 cv e 31,5 kgfm. O alcance cai um pouco para 381 km.
Depois vem o VF 7, que na versão de entrada entrega de 203 cv, 31,5kgfm e autonomia de 450 km. A opção mais potente tem 352 cv e 50,8 kgfm, enquanto a autonomia fica em 431 km.
O VF 8 e VF9 são os SUVs mais completos da fabricante do Vietnã. O VF 8 tem versão de 353 cv ou de 407 cv, e a autonomia é de 420 km e 470 km, respectivamente.
Já o utilitário mais completo, o VF 9, oferece até sete lugares e tem os mesmos 407 cv do VF 8, porém, o alcance é igual ao da versão com menos potência: 420 km. A empresa começou a construir uma fábrica na Carolina do Norte (Estados Unidos) para fabricar esses dois SUVs, que são os únicos modelos da marca à venda no país.
Os planos para o Brasil ainda são totalmente desconhecidos e a única informação concreta são as vagas de emprego que foram abertas. Em breve devemos ter novidades sobre a estratégia da VinFast para o nosso mercado, mas a Argentina deu um indício do que talvez possa chegar por aqui. O VF 3, um SUV elétrico bem pequeno de duas portas que deve ser lançado no ano vem que, foi registrado no instituto de propriedade industrial argentino.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews