Zelensky admite escassez de armas e teme ‘atenção do Ocidente’ ao conflito no Oriente Médio


O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, durante entrevista publicada pela Associated Press nesta sexta-feira (1º), mostrou preocupação em relação ao conflito entre Israel e Hamas, temendo que as ações no Oriente Médio coloque em risco o fluxo de ajuda do Ocidente à Kiev.
“Já podemos ver as consequências da mudança de atenção da comunidade internacional por causa dos acontecimentos no Oriente Médio”, reclamou o presidente. Para Zelensky, o enfoque pode conduzir a menos transferências de recursos econômicos e militares para a Ucrânia.
Além disso, Zelensky também salientou na entrevista as dificuldades para ações militares com a aproximação do inverno, após a contraofensiva ucraniana falhar durante o verão. O presidente, inclusive, falou em “nova fase” do conflito.
O Ministro da Defesa Sergei Shoigu faz um discurso durante uma reunião sobre a inspeção das forças da Frota do Pacífico da Rússia com altos funcionários do ministério no Centro de Gerenciamento de Defesa Nacional em Moscou, Rússia, 14 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.12.2023

A preocupação, além do rigoroso frio, pode estar atrelada à escassez de material bélico, admitida pelo presidente. Zelensky afirmou que as reservas de munições estão se esgotando e que há o risco de paralisar os militares ucranianos. O presidente ainda pontuou que o país não recebeu todas as armas que necessitava de seus aliados, justificando que não há potência suficiente para chegar aos resultados desejados.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Politec entrega Medalha de Mérito Ciência e Justiça a servidores e autoridades
Próxima Petrobras reduz em 6% preço médio de querosene de aviação