Semma coordenou uma ação de limpeza do canal do Córrego Canivete nesse sábado (25)


A prefeitura de Rondonópolis por intemédio de uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com algumas instituições realizou na manhã deste sábado (25) um mutirão de limpeza do canal do Córrego Canivete.

Pelo menos 14 equipes realizaram a limpeza e coleta de lixo das margens e do interior do canal do Córrego Canivete em 14 pontos específicos, iniciando da sua nascente, nas imediações do Jardim Tropical (avenida Goiânia) seguindo até o Jardim Hortências na confluência do Córrego Arareau.

Na verdade, conforme a secretária de Meio Ambiente Kamila Carvalho Dourado, os trabalhos se inicaram há cerca de 15 dias em parceria com a Coder, que executou a limpeza mais pesada do interior do canal retirando os objetos e detritos mais pesados, restando para esse mutirão, apenas a retirada de sacolas plásticas, garrafas pets e outros detritos mais leves.

Lembrando que a ideia dessa limpeza aconteceu durante a realização da semana da comunidade da Vila Operária (Condivo), onde foi solicitado ao prefeito, uma limpeza das margens e dos córregos, Canivete, Queixada e Lajeadinho. Os trabalhos se iniciaram pelo córrego Canivete, e deverão se estender pelos demais córregos da região.

Em sua fala o prefeito ressaltou os investimentos massiços em Sanemaneto e preservação ambiental da cidade, a começar pela rede de esgoto, aterro sanitário, coleta de lixo orgânico e coleta seletiva; construção dos quatro Ecopontos e demais ações ambientais.

Todavia ele cobrou mais participação e conscientização ambiental da população que ainda teima em jogar lixo em locais inadequados, criando lixões irregulares em áreas públicas e privadas. “Eu não consigo entender como em uma cidade como Rondonópolis, ainda existam pessoas que insistem em agredir o meio ambiente, sujando as ruas, não cuidando dos seus quintais e poluindo o meio ambiente. Eu acho que já fizemos bastante, e não entendo como isso ainda pode acontecer”, questionou o prefeito.

Presente ao evento, o diretor do Sanear Paulo Corrêa, falou sobre os investimentos em saneamento ambiental, sobre os prêmios e reconhecimento público que a cidade recebeu recentemente, mas concordou com o prefeito que é preciso mais comprometimento da população na preservação do meio ambiente e na manutenção da cidade mais limpa.

A concentração dos trabalhos de limpeza aconteceu na quadra da Escola Ludovico Pacheco de Camargo, localizada no final da Rua José Barriga. Pelo menos 200 pessoas integraram as 14 equipes de limpeza, com homens do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Condivo, Uramb, Lions Clube, integrantes da Escola Ludovico além de alguns servidores voluntários.

O objetivo dessa ação, é despertar a consciência coletiva para as questões da importância da preservação ambiental e dos recursos hídricos do município, tornando a cidade mais sustenável e melhor para se viver com qualidade de vida e cidadania.

Durante o evento houve ainda um comprometimento das lideranças comunitárias e da gestão municipal em iniciar em breve um projeto de arborização e recuperação das margens dos córregos da região da Vila Operária.

Fonte: mt.gov.br

Anteriores BYD Dolphin Plus tem mais autonomia e segurança, mas custa R$ 30 mil extras. Vale a pena?; teste
Próxima 1.000 titulares e suplentes têm seus nomes divulgados pela prefeitura de Várzea Grande