MARCO CALEJO
HOME OFFICE
O Plenário da Câmara Municipal de São Paulo abriu os trabalhos desta semana na tarde de hoje (17/10). Seguindo uma ordem preestabelecida, os vereadores puderam discorrer sobre temas livres. O tempo para manifestação variou entre cinco e quinze minutos. O vereador Xexéu Tripoli (PSDB) – 1º vice-presidente da Casa – esteve à frente da Sessão Plenária desta terça-feira.
A vereadora Sandra Santana (PSDB) pôde usar o espaço de fala em duas oportunidades. Na primeira, ela lembrou do Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, e do Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro. No outro momento, a parlamentar destacou a importância do Outubro Rosa – campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama.
“O principal objetivo desta data é compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença. Quantas não são as mulheres que em um simples exame de toque conseguem detectar o câncer de mama”, disse Sandra Santana, chamando também a atenção para a importância do diagnóstico precoce.
Já o vereador Senival Moura (PT) subiu à tribuna do Plenário para se posicionar contrariamente a eventual privatização da Sabesp – empresa responsável pela distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto em mais de 370 municípios paulistas. O projeto que propõe conceder o serviço à iniciativa privada tramita na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e deve entrar na pauta dos deputados nos próximos dias.
“Lutaremos até o último minuto para preservar a Sabesp pública, mantendo esta empresa que é uma referência mundo afora no fornecimento e tratamento de água e esgoto”, falou Senival. “Depois de privatizar, quem vai pagar a conta, mais uma vez, será o usuário. E o usuário que paga a conta de um serviço que fica, infelizmente, pior”.
Também da tribuna do Plenário, a vereadora Elaine do Quilombo Periférico (PSOL) contou que representou a Câmara Municipal de São Paulo no evento “Empoderando Comunidades, Construindo Futuros”, realizado na Universidade Católica de Angola, em Luanda, capital de Angola – país localizado no sul da África.
“Hoje, em Angola, não há eleição para prefeitos e vereadores como acontece aqui. Os administradores municipais são indicados pelo presidente eleito”, contou Elaine. “Para mim, foi uma experiência interessante observar como a falta de um Poder local eleito pelo seu povo interfere absolutamente nos serviços públicos”.
Elaine ainda aproveitou o espaço para compartilhar experiências vividas na África e resgatar histórias da ancestralidade. “Pisar no continente africano, e pisar em Angola, que é um dos territórios de onde pode ter vindo a minha família, foi uma experiência extremamente emocionante para mim”.
Outra parlamentar que utilizou o tempo de fala foi a vereadora Ely Teruel (PODE). Ela elogiou alguns eventos organizados na capital paulista, e citou o DNJ (Dia Nacional da Juventude) – realizado no último domingo (15/10).
“Quero parabenizar o (DNJ) Summer Beats 2023, que foi um evento religioso em comemoração ao Dia Nacional da Juventude, que será no dia 29 (de outubro)”, disse Ely.
Próxima sessão
A próxima Sessão Plenária está convocada para esta quarta-feira (18/10), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).
Assista à Sessão Plenária desta terça: