A Kia virou completamente a chave para o mercado de elétricos e híbridos. Desde 2021, quando mudou a assinatura do emblema para um tom mais jovem e conectado, a fabricante sul-coreana passou a traçar seus passos no mercado de veículos que não poluem o meio ambiente (ou poluem pouco).
Aqui no Brasil, a Kia começou o plano com Stonic, Niro e Sportage (ainda que dois deles sejam híbridos leves e não resolvam tanto essa questão ambiental). Enquanto isso, prometia aos investidores a estratégia ambiciosa de lançar 14 novos veículos elétricos até 2027, em um investimento de R$ 20,7 bilhões.
E tem caminhado bem para isso. A empresa, que já conta com EV9 e EV6 no segmento, mostrou nesta quinta-feira (12) um conceito do que será o EV4, um sedã médio elétrico rival do Tesla Model 3. As imagens divulgadas mostram forte associação do visual do produto com as linhas de EV9 e EV6.
A faixa horizontal pintada de preto na parte da frente do veículo é o que mais o aproxima do EV6, por exemplo. O visual é minimalista, tem uma tomada de ar robusta na parte inferior do para-choque, mas o restante é mais limpo. Os faróis devem ser verticais como os do EV9.
A lateral tem peças de metal bem vincadas e as maçanetas externas devem se esconder na lataria, como vemos nos Land Rover.
A traseira é a que mais chama atenção. Além de a tampa do porta-malas ser composta por uma peça de vidro que vem desde o teto, formando uma queda cupê, o conceito aponta que as lanternas também serão verticais. Inusitado porque esse formato geralmente é encontrado em picapes e SUVs, não em sedãs.
E podemos esperar que o carro de produção tenha o desenho bem próximo ao do protótipo. Afinal, foi assim com os Kia Niro, Sportage, EV6 e EV9. Os conjuntos de iluminação que devem ficar maiores para carregar todas as luzes e não só as de condução diurna. As rodas também devem ser diferentes.
Por dentro, a Kia apresentou um visual bem futurista. O EV4, nesse caso, teria basicamente bancos, volante, pedais e telas. Na prática, podemos esperar telas digitais para cluster de instrumentos e multimídia integradas, como já vemos em EV6 e Sportage. Além disso, o acabamento interno deve ser mais minimalista, enquanto o console central pode seguir os passos dos BMW X1 e iX1, não chegando até o painel frontal.
Ainda não há especificações técnicas do produto, mas a expectativa é que ele chegue com dimensões próximas a de Tesla Model 3, Polestar 2, BMW i4 e Hyundai Ioniq 6. A previsão é que o modelo de produção esteja pronto já em 2025.
Além do EV4, a Kia aproveitou o “EV Day” para apresentar o conceito do que será o EV3, um SUV compacto que parece “filho” do EV9. Ele será posicionado abaixo do EV5, que é um modelo de porte médio, no portfólio da fabricante sul-coreana.
Assim como no EV4, a Kia não informou dados técnicos de dimensões ou especificações do motor elétrico, e apenas o visual foi mostrado. Ao que tudo indica, as dimensões serão próximas a de um Sportage, ou seja, um rival de Volvo XC40.
Embora ainda seja um conceito, boa parte dessas linhas devem aparecer no produto final, assim como aconteceu com o EV9.
Nesse caso, podemos esperar pelo visual de caixote com vincos e ângulos retos bem marcados na carroceria. Fora a tomada de ar inferior na dianteira, o EV3 tem bastante lataria. Os faróis são verticais e a iluminação será sempre em LED, como vemos nos outros produtos elétricos da Kia.
Na lateral, as maçanetas externas devem ficar escondidas nas portas e a coluna C terá um detalhe em preto como uma forma de separar teto e o resto da carroceria. É próximo ao que vemos no Kia Sportage, só que maior. A traseira tem desenho mais robusto e limpo, com lanternas bem estreitas de LED e desenho semelhante ao do EV9.
A parte interna deve ter acabamento mais minimalista, como no EV4. E podemos esperar por telas grandes e integradas também.
A Kia ainda surpreendeu por anunciar que terá um elétrico menor que os dois citados acima, que deve chamar EV2. Diferente de EV3 e EV4, que devem estrear em 2025, o elétrico mais barato da montadora deve ficar pronto em 2026.
Não se sabe se será um SUV ou um sedã, mas o produto deve ser pequeno para cobrir a lacuna deixada pelo Kia Rio em outros mercados. A ideia é que seja do segmento de entrada entre os elétricos, custando cerca de US$ 30.000 (cerca de R$ 150 mil na conversão direta), para ser rival de VW ID.2 e outros modelos.
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Fonte: direitonews