F1: Perez questiona abordagem utilizada para limites de pista no Catar


Sergio Perez expressou sua desaprovação em relação à implementação de uma solução de ‘último minuto’ para controlar os limites de pista no GP do Catar, alegando que a Fórmula 1 acabou parecendo ‘realmente ruim’ devido a essa abordagem.

Os limites de pista provaram ser um tópico polêmico desde o início no Circuito Internacional de Lusail. Depois que a Pirelli identificou cortes microscópicos em seus pneus após os treinos de sexta-feira, a FIA reduziu a largura da pista em 80 cm nas curvas 12 e 13 para desencorajar os pilotos a saírem da pista.

No entanto, Perez foi um dos quatro pilotos que recebeu várias punições durante o GP, cumprindo duas delas em suas paradas durante a corrida e recebendo cinco segundos adicionais ao seu tempo total, caindo de nono para décimo lugar.

Perez, como seu ex-companheiro de equipe Lance Stroll, classificou o problema dos limites de pista como uma ‘piada’, embora tenha admitido que não fez um trabalho bom o suficiente para evitar as penalizações dos comissários.

“Para mim, foi impossível ver”, disse ele. “Eu estava dando margem, abrindo mão de muito tempo por causa disso, mas mesmo assim acabei ultrapassando os limites. Para mim, foi muito difícil julgar, mas houve pilotos que conseguiram fazer isso, então não acho que fiz um trabalho bom o suficiente nesse sentido.”

“Mas também acho que foi uma piada o que acabamos fazendo com os limites de pista. Primeiro de tudo, acho que é muito ruim que tenhamos chegado a uma solução de última hora para controlar isso, e em seguida, começar a aplicar penalidades”, acrescentou.

As infrações adicionais marcaram mais um fim de semana difícil para Perez, que já havia sido eliminado no Q2 em oito ocasiões em classificações este ano, além de ter terminado a corrida Sprint no sábado na caixa de brita.

“Foi muito frustrante, como você pode imaginar”, acrescentou Perez. “Uma tarde muito longa, e fiquei muito desapontado por ter decepcionado minha equipe. Este foi um fim de semana muito ruim no geral, com o incidente na Sprint, o que tornou ainda pior o domingo. Temos muitas coisas para avaliar e garantir que coloquemos tudo no lugar para as próximas corridas.”

Apesar de ter somado apenas um ponto à sua pontuação, Perez ainda mantém uma vantagem de 30 pontos na classificação de pilotos sobre Lewis Hamilton, que abandou a corrida na primeira volta após um contato com seu companheiro de equipe na Mercedes, George Russell.

Perez ainda permanece confiante de que pode superar sua atual fase ruim e manter a segunda posição nas próximas cinco etapas. Questionado sobre a possibilidade de manter o segundo lugar, Perez afirmou: “Sim, esse é o objetivo absoluto. Tive algumas corridas ruins ultimamente, mas acredito que uma vez que corrigirmos isso, devo ser capaz de recuperar nossa forma”, encerrou o mexicano.

Fonte: f1mania

Anteriores F1: Diretor da Mercedes elogia grande recuperação de Russell no GP do Catar
Próxima Saiba como se inscrever para participar on-line de uma Audiência Pública na Câmara