O Programa de Pós-Graduação em Física da UFMT promove, entre os dias 24 e 27 de outubro, a 19ª edição da Escola Mato-grossense de Física, evento voltado para o compartilhamento de conhecimentos na fronteira da ciência e capacitação de estudantes, pesquisadores e professores da área.
Com formato de ‘escola”, a programação é voltada para minicursos e palestras nas três linhas de pesquisa do Programa: Matéria Condensada Teórica, Matéria Condensada Experimental, e Gravitação e Teoria de Campos.
“Os palestrantes são escolhidos de acordo com os temas que contemplam as linhas de pesquisa do programa. Então, não há um tema central na escola. Os convidados, são pesquisadores de renomes nacionais e internacionais da área de Física. Pesquisadores que se destacam em suas áreas. Todos são bolsistas de produtividade do CNPq”, explica o coordenador do evento, professor Alesandro Ferreira dos Santos.
Entre os destaques da programação está a palestra de abertura “Buracos Negros Supermassivos: Qual a sua importância no universo”, ministrada pela professora Thaisa Storchi Bergmann, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que em 2015 recebeu o Prêmio L’Oreal/UNESCO For Women in Science, e em 2018 a Medalha Nacional do Mérito Científico, pelo seu trabalho no estudo dos Buracos Negros Supermassivos e sua interação com as galáxias.
Também o professor Antônio Gomes de Souza Filho, da Universidade Federal do Ceará, atual coordenador da área de Astronomia e Física da Capes, com a palestra de encerramento “Avanços e Desafios da Pós-Graduação Brasileira” e a presença do professor Rodrigo Barbosa Capaz, presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF).
“Este é um evento de grande importância para todos os nossos alunos de graduação e pós-graduação, bem como de toda região centro-oeste e norte do Brasil”, concluiu.
As inscrições, incluindo minicursos, palestras e submissões de trabalho podem se feitas pelo site do evento.
Fonte: ufmt