Recursos energéticos da Rússia asseguraram por muito tempo prosperidade da Europa, diz Putin


“Como sabem, os países europeus desistiram efetivamente de nossos recursos energéticos, não completamente, mas estão tentando fazê-lo, estão tentando abandonar nossas fontes de energia, as quais durante muitos anos asseguraram o bem-estar econômico e social da UE. Claro que não a 100%, mas foram um elemento muito sério desse bem-estar”, disse o líder russo nesta quarta-feira (11).

Além disso, em seu discurso, Vladimir Putin observou que os europeus pagam agora muito mais pelo fornecimento de petróleo e gás, o que tem levado à estagnação da economia da UE e mesmo a um crescimento negativo da produção industrial desde março deste ano.
Ao mesmo tempo, o presidente russo afirmou que a Rússia seguirá dando um contributo significativo para o equilíbrio do mercado global de energia e cooperando com os países interessados.
As ações do Ocidente causaram uma desordem no mercado global de energia, incluindo no do petróleo, e isso afeta toda a economia mundial, disse Putin.

As ações de alguns de nossos colegas, as elites ocidentais, provocaram uma bagunça no mercado global de energia, incluindo o mercado de petróleo. Os efeitos negativos de tais ações politizadas estão afetando toda a economia mundial, algo que agora tem que ser corrigido, é claro, pelos participantes responsáveis do mercado”, apontou o líder russo.

Ele destacou também que a Rússia seguirá dando uma contribuição significativa para equilibrar o mercado mundial de energia, desenvolvendo parcerias, cooperando com os países que querem e estão interessados nisso.
Putin expressou a confiança de que esse trabalho de correção do mercado beneficiará todos os participantes, garantindo o bem-estar dos povos por muitos anos.
Assim, para a estabilidade do mercado mundial é necessária uma cooperação em condições transparentes e abertas, é nessa lógica que a Rússia trabalha no âmbito da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP+), disse o presidente russo.
Ele observou que a Rússia se baseia principalmente na dinâmica objetiva de mercado em relação à demanda e oferta de petróleo, bem como nos programas de investimento do setor.

“É por isso que os estados membros da OPEP+ cumprem plenamente as obrigações assumidas e enfrentam com sucesso todos os desafios“, acrescentou Putin.

Durante seu discurso, líder russo falou também sobre a esfera da energia hidrelétrica. Assim, com a participação da empresa russa RusHydro, mais de 350 infraestruturas hídricas foram projetadas e construídas em 54 países.

“Hoje, a empresa [RusHydro] entrega suas soluções tecnológicas para 17 países, incluindo países da África, Oriente Médio, Ásia Central e América Latina, aumenta a transferência de tecnologia e fornece engenharia para toda a vida útil das usinas, que é de 50 a 70 anos.”

A empresa conclui contratos de longo prazo que ajudam a estabelecer laços fortes não apenas entre empresas, mas também entre países, enfatizou.
O presidente russo, Vladimir Putin, durante discurso no evento Clube Valdai de Discussões Internacionais. Sochi, Rússia, 5 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.10.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Descobrem no Templo de Esna no Egito relevos astroteológicos que retratam deuses (FOTOS)
Próxima IPCA sobe de 0,22% para 0,26%, na passagem de agosto a setembro