Zelensky se queixa de falta de atenção à Ucrânia diante do conflito palestino-israelense


O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, se queixou da falta de atenção dada à Ucrânia após a eclosão do conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas.
Em entrevista à emissora francesa France 2, nesta terça-feira (10), Zelensky disse que a escalada do conflito em Israel corre o risco de distrair a atenção da comunidade internacional do conflito na Ucrânia.

“Existe o risco de a atenção internacional ser desviada da Ucrânia e isso terá consequências”, disse Zelensky.

Como observou o jornalista da CNN Stephen Collinson, os círculos políticos americanos provavelmente ouvirão cada vez mais a opinião de que os Estados Unidos precisam fazer uma escolha a favor do aliado de longa data, Israel, e redirecionar toda a ajuda para o país, em detrimento da Ucrânia.
Joe Biden, presidente dos EUA, discursa no Centro Médico do Departamento de Assuntos de Veteranos George E. Wahlen, Cidade de Salt Lake, Utah, EUA, 10 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2023

Escalada do conflito israelense-palestino

Na manhã do último sábado (7), o Hamas lançou um ataque sem precedentes contra Israel a partir da Faixa de Gaza. O Exército israelense relatou mais de 3 mil foguetes disparados do enclave e a incursão de dezenas de palestinos armados nas áreas da fronteira sul de Israel. Civis e militares israelenses foram tomados como reféns pelo Hamas e levados para Gaza.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que Israel está em estado de guerra e ordenou uma convocação recorde de 300 mil reservistas.
Até o momento, foram contabilizadas pelo menos 1.900 vítimas fatais do conflito, sendo 900 palestinos e mil israelenses.
O conflito israelense-palestiniano está relacionado com os interesses territoriais das partes, que têm sido uma fonte de tensão na região há muitas décadas. Em 1947, com papel ativo da Rússia, a Organização das Nações Unidas (ONU) determinou a criação de dois Estados. Porém, apenas o estado de Israel foi fundado.
Em 1967, Israel ampliou seu território após a Guerra dos Seis Dias. Os palestinos exigem a criação do Estado Palestino, com base nos limites vigentes antes de 1967.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Graças ao Pix, Brasil ‘salta’ da 35ª para a 21ª posição no Índice de Inclusão Financeira Mundial
Próxima Porta-aviões dos EUA chega ao Mediterrâneo com caças e destróieres para apoiar Israel (FOTOS)