De acordo com os arqueólogos, 38 membros do clã MacDonald de Glencoe foram assassinados em fevereiro de 1692 por soldados britânicos sob as ordens do governo.
O massacre foi realizado sob o pretexto de que não haviam jurado lealdade ao novo rei inglês, Guilherme I de Orange.
Ao todo, 36 moedas de prata e bronze foram encontradas durante uma escavação arqueológica em agosto de 2023 por Lucy Ankers, uma estudante de arqueologia da Universidade de Glasgow.
© Foto / Gareth Beale/Universidade de GlasgowTesouro de moedas enterradas em um pequeno recipiente foi recém-descoberto no norte da Escócia, revelando um massacre contra um clã ocorrido há mais de três séculos
Tesouro de moedas enterradas em um pequeno recipiente foi recém-descoberto no norte da Escócia, revelando um massacre contra um clã ocorrido há mais de três séculos
© Foto / Gareth Beale/Universidade de Glasgow
A universidade informou que o tesouro foi encontrado na chaminé de uma casa destruída há séculos, e que teria sido escondido momentos antes ou durante o massacre de Glencoe, em 1692.
Quem enterrou as moedas não retornou para recuperá-las, indicando que provavelmente tenha sido vítima dos soldados britânicos, explicaram os especialistas.
O clã MacDonald fazia parte da “lista negra” das forças governantes após participar do primeiro levante jacobita de 1689 contra Guilherme de Orange, que aceitou assumir o trono do Reino da Inglaterra em 1688.
Fonte: sputniknewsbrasil