O fim de semana do Grande Prêmio do Catar foi marcado por preocupações com os pneus, levando a Pirelli a refletir sobre medidas preventivas para o futuro. Mario Isola, chefe de corrida de carros e Fórmula 1 da Pirelli, ressaltou a importância de uma comunicação mais eficaz entre as partes envolvidas para evitar situações semelhantes.
Após as sessões de treino e classificação no Catar, a FIA revelou que a Pirelli identificou cortes em alguns de seus pneus. A causa foi atribuída aos ‘kerbs pirâmide’ de 50mm presentes no circuito. Como resposta, foram implementadas várias medidas de segurança, incluindo a revisão dos limites da pista e a reconfiguração das áreas de escape em determinadas curvas.
Isola enfatizou a necessidade de um sistema de comunicação mais robusto, envolvendo diferentes partes interessadas sempre que houver alterações no circuito. “Não estou falando apenas sobre Pirelli e F1. Quando um circuito é projetado, ele é planejado para receber diferentes categorias, como F1 e MotoGP. Por que não envolver também a federação de motociclismo, ou outros fabricantes de pneus, e as pessoas responsáveis pelo design da pista?”, questionou Isola.
O chefe da Pirelli lembrou que problemas semelhantes já haviam sido relatados dois anos antes, reforçando a necessidade de antecipar e comunicar possíveis problemas. Com a segurança sendo uma prioridade, Isola confirmou que os pneus usados no Catar serão enviados para a sede da Pirelli em Milão para uma análise mais detalhada.
Fonte: f1mania