Políticas públicas de inclusão social voltadas para o Espectro Autista centram o debate do Seminário Práticas Inclusivas em Educação Especial no Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovido pelo Parlamento catarinense, agendado para esta terça-feira (10), em Orleans, município do Sul do estado.
O evento, coordenado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência com apoio da Escola do Legislativo do Parlamento, foi proposto pelo presidente do colegiado, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e tem como desafio discutir políticas públicas de inclusão, bem como tratar da funcionalidade de educandos com TEA e com atraso global no desenvolvimento.
Durante todo o dia, a partir das 7h30, especialistas, entre profissionais da educação, saúde e assistência social, tratam do tema que enfoca assuntos como o processo de avaliação e adaptação curricular de crianças com atraso global do desenvolvimento, inclusão escolar com eliminação de barreiras e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, entre outras pautas. O evento ocorrerá no Centro de Vivências Museu ao ar Livre Princesa Isabel, em Orleans.
O encontro também é direcionado para profissionais dos Centros de Atendimentos Educacionais Especializados (Caesp-Apae); pais e pessoas com deficiência e público em geral interessado nessa temática.
Programação
10/10/2023
07h30 – Credenciamento
08h30 – Abertura
09h – Palestra – Processo de Avaliação e Adaptação Curricular de Crianças com Atraso Global do Desenvolvimento. Ministrante:Thaicy Figueiró Debiasi Scotti
10h – Intervalo
10h30 – Mesa-Redonda – Práticas Clínicas no Atraso Global do Desenvolvimento. Ministrantes: Débora Schuelter, Eduarda Kessler Spies, Joana Cristina Schuch, Morgana Righetto Zanin, Thaicy Figueiró Debiasi Scotti, Wagner da Silva Fink
11h30 – Almoço
12h30 – Recredenciamento
13h – Exposição de trabalhos manuais dos alunos do Centro de Atendimento Educacional Especializado (Caesp) e Clube de Mães da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Orleans.
13h15 – Palestra – Inclusão Escolar: Eliminação de Barreiras e o Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Inclusivas. Ministrante: Maria Nilza Éckel
15h15min – Palestra – Quebra de Paradigmas e Inclusão Social. Ministrante: Adeterson David dos Passos Crispim
17h15min – Encerramento
Agência AL
Fonte: alesc.sc.gov